Arte Naif é tema de prêmio em homenagem a precursor dos emboladores da Paraíba

Cotidiano

Uma mostra de Arte Naif que está acontecendo na cidade de Santa Luzia-PB (259 km a oeste de João Pessoa) é tema de prêmio em homenagem ao poeta e embolador Aleixo Criança. Instituído pela ONG Café Cultura, esse prêmio vai selecionar cordéis para o e-book sobre a exposição.

A proposta do Prêmio Aleixo Criança, que tem como tema “Da ponta do pincel para a pena do poeta”, é homenagear o repentista precursor da embolada na Paraíba, que, em 1938, foi uma das fontes da Missão de Pesquisas Folclóricas organizada pelo escritor Mário de Andrade para registrar manifestações típicas do Brasil. Os santa-luzienses Aleixo Criança e Mané de Bia são reconhecidos como referências da poesia oral nordestina.

Para concorrer, o candidato deve escrever um cordel inspirado em uma das telas da mostra Arte Naif: Cores, Formas, Expressão, expostas no térreo do Museu Jeová Batista (Praça Silvino Cabral) e no Espaço Solidário de Leitura do Café Cultura (Rua Padre Jovino). O cordel deve ser em sextilhas ou setilhas, com 12 estrofes, ou em décimas, com seis estrofes. O regulamento está disponível no blog do prêmio ( https://dapontadopincelparaapenadopoeta.blogspot.com/ ).

As inscrições vão até o dia 25 de julho próximo, devendo ser encaminhadas por e-mail para o endereço cafeculturaoficial@gmail.com ou para o contato WhatsApp 083 9 9864 1832. Junto com os versos do cordel, o autor deve incluir uma foto da tela que o inspirou ou o nome desta. O resultado será divulgado no dia 8 de agosto e os selecionados receberão os prêmios em um Sarau Poético no dia 12 de agosto, véspera do encerramento da mostra Arte Naif: Cores, Formas, Expressão.

A mostra foi aberta no dia 10 de junho, reunindo telas do acervo do colecionador santa-luziense Luizmar Medeiros de Oliveira, residente em São Paulo. Tem como curador o museólogo Augusto Moraes e reúne peças de artistas como Adriano Basílio, Alexandre Filho, Antônio Poteiro, Clóvis Júnior, José Felipe, Manezinho Araújo, Ranchinho e Tananduba.

Assessoria de imprensa