Governo da Paraíba quer “envelopar” roteiros do interior para colocar nas prateleiras da Azul Viagens

Destaque Paraíba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), pretende ‘envelopar’ um roteiro pelo interior paraibano potencializando, entre muitos pontos turísticos, a região do Vale dos Dinossauros, em Sousa. Para isso, estará promovendo uma imersão com agentes de viagens da Azul Viagens, operadora oficial da Azul Linhas Aéreas, que fará visitas técnicas a diversas áreas em breve.

“Faremos uma imersão, um trabalho técnico, para a roteirização e construção do produto Cariri – Brejo – Araruna – Campina Grande e interiorização. A vinda dos voos – da Azul – que estão programados para cá irá potencializar a região e nós vamos envelopar o produto com a Azul Viagens juntamente com a Azul Linhas Aéreas”, afirmou Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

“Queremos ouvir a todos. Eu quero que eles escutem os prefeitos e todos para construirmos um produto para colocarem nas prateleiras das agências de viagem das 100 lojas que eles estão programando para abrir até o início de 2024 no Brasil”, pontuou Rosália Lucas.

De acordo com a secretária, entre as pessoas que estão participando dessa imersão estará Giulliana Mesquita, Gerente de Produtos da Azul Viagens, e representantes da Luck Receptivo João Pessoa, que participarão de reuniões com os prefeitos, com o trade turístico e com a hotelaria.  

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico esteve, na semana passada, em Sousa, com o governador da Paraíba, João Azevêdo, e o vice-governador Lucas Ribeiro, participando da plenária do Orçamento Democrático – ODE 2023, no Sertão. Na oportunidade, esteve visitando o Vale dos Dinossauros e promoveu uma reunião com representantes do Fórum do Vale dos Dinossauros, que contou com a presença da gestora de Turismo do Sebrae da Paraíba, Regina Amorim, e diversos prefeitos da região.

“O Vale dos Dinossauros é um tesouro histórico e científico que deve ser apreciado e preservado. Nesse fórum, tivemos a chance de discutir estratégias para alavancar o turismo nessa região, conscientes de que cada visitante contribui para a conservação e valorização dessas preciosidades pré-históricas”, postou na sua conta do Instagram.

Segundo a secretária, ao promover o turismo no Sertão, “estamos abrindo portas para oportunidades econômicas, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. Queremos compartilhar a beleza dos nossos cenários naturais, desde as majestosas formações rochosas até as deslumbrantes cachoeiras, passando pela imensidão dos campos e pela abundante fauna e flora”.

Rosália Lucas disse que o Governo do Estado tem procurado desenvolver debates em todas as regiões, por meio de seus fóruns de turismo, sempre buscando parceiros como o Sebrae e os municípios para discutir de que forma se pode potencializar ainda mais aquela região, em especial. “Fizemos uma vistoria no Vale com a secretária da secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense. Foi feita uma intervenção por meio da Sudene recuperando toda a passarela”.

Voos da Azul vão impulsionar o Turismo no interior

De acordo com a secretária, ao lado dos prefeitos daquela região, está sendo feito um planejamento para ver como será possível tornar a região um destino nacional com maior potencial, em especial, agora quando a Paraíba começará a receber novo voo da Azul, desta vez para Cajazeiras, que será operado a partir do dia 01 de agosto. “Já temos em Patos um voo da Azul saindo do Recife, aproximando as capitais para que as pessoas possam ter esse acesso agora por meio aéreo e que possamos fazer um trabalho junto às operadoras”.

“Queremos integrar Sousa aos municípios que tenham potencialidade para formatar um roteiro de três a quatro dias, para que as pessoas possam conhecer a região que tem excelente infraestrutura turística, com hotelaria, restaurantes, integrando a outros municípios com passeios de ecoturismo como em Maturéia, inclusive, trabalhando utilizando o Brejo como modelo”, afirmou Rosália Lucas.

A secretária disse ainda para que esse projeto seja efetivado é preciso buscar parcerias com o Sebrae para que os empresários possam conhecer o que vem sendo aplicado na região do Brejo, numa parceria entre os poderes público e privado. “O Fórum Turístico do Brejo tem sido um excelente exemplo de gestão e trabalho em parceria com importantes resultados, com ações e integração, envolvendo diretamente os prefeitos, que têm atuado juntos. Está no nosso planejamento retornar em agosto para fazermos várias ações até dezembro”.

Fábio Cardoso