Prefeito de João Pessoa explica pontos do reordenamento da orla marítima ao trade turístico

Destaque Paraíba

O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, ao lado do prefeito Cícero Lucena e secretários de Planejamento, José William Montenegro; do Meio Ambiente, Welison Silveira; e da Gestão Governamental, Diego Tavares, participou, nesta segunda-feira (17), de uma reunião com dirigentes do trade turístico, oportunidade em que foram destacados os principais pontos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Município junto ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público Federal (MPF). 

O prefeito procurou esclarecer o TAC firmado mostrando os ganhos que esse processo representa para a qualidade do uso da nossa orla, respeitando moradores e turistas. “Mostramos que os novos horários de funcionamento dos quiosques estão compatíveis com as demais capitais do Nordeste. Nosso objetivo é que a cidade cresça, que o turismo seja potencializado, mas preservando a qualidade de vida”, afirmou Cícero Lucena.

Daniel Rodrigues disse que a reunião foi bastante positiva principalmente porque foram repassadas ao trade turístico as informações corretas sobre o TAC, ao contrário de algumas versões mentirosas que estão sendo divulgadas nas redes sociais, com interesse de confundir e minimizar o grande benefício que as novas condutas na orla marítima deverão ser seguidas a partir de agora. “Querem transformar esse processo em questões políticas”.

Um dos pontos esclarecidos foi o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. O secretário de Turismo enfatizou que apenas os quiosques ao longo da orla deverão respeitar o novo horário, que passará a ser de 5h às 24h, sendo permitido música ao vivo até às 23h. O prazo para adequação ao Termo é de 60 dias. Restaurantes e bares continuarão funcionando de acordo com os horários já tradicionais, de acordo com a política de cada empresa.

Outro ponto positivo nessa medida, conforme o secretário, será a limpeza e ordenamento da orla pessoense, além do aumento da segurança, tornando aquelas áreas ainda mais seguras para turistas e moradores. “Todo esse processo foi feito respaldado a estudos de sucesso promovidos em outras cidades de orla e ouvindo todos os interessados nessa transformação, como os dirigentes da associação dos quiosques, de forma transparente e democrática”.

Estiveram presentes no encontro os representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), Rodrigo Pinto; do Convention Bureau de João Pessoa, Marcus Abrantes; do Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba (Singtur-PB), José Carlos Soares de Mello; e do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (Seha-JP), Delano Tavares.

Presidente da ABIH-PB destaca esclarecimentos

O presidente da ABIH-PB, Rodrigo Pinto, afirmou que a reunião foi muito boa e trouxe esclarecimentos sobre o reordenamento da Orla. “João Pessoa está crescendo muito, tanto em população quanto na quantidade de turistas, e organizar a orla é importante para que tenhamos sempre um ambiente agradável de uso”, destacou. 

O presidente do Convention Bureau, Marcus Abrantes, avaliou o encontro como positivo do ponto de vista da acertividade e entendimento. “É importantíssima a reurbanização da Orla para dar a segurança necessária a quem mora na cidade e a quem a visita. João Pessoa está em um novo patamar de fomento ao turismo e precisa se preparar para isso”, declarou. 

Secom João Pessoa – Fotos Renata Medeiros