Governo da Paraíba e Azul Viagens começam a discutir estratégias para criação de roteiros pelo interior a partir de Campina Grande

Destaque Paraíba

O Governo da Paraíba, em parceria com a Azul Viagens – operadora de Turismo oficial da Azul Linhas Aéreas -, deu mais um importante passo para a estruturação de novos roteiros pelo interior a partir de Campina Grande. Nesta terça-feira (18), Giulliana Mesquita, Gerente de Produtos da Azul Viagens, fez uma apresentação do projeto de formatação de roteiros durante uma reunião coordenada pela secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, e sua equipe, realizada no Sebrae.

Durante a sua apresentação, Giulliana Mesquita enumerou seis etapas desse processo que envolvem Mapeamento dos equipamentos (hotelaria e infraestrutura); Diagnóstico, que segue em paralelo ao trabalho do mapeamento; Plano de Ação que discute e decide as etapas a serem executadas; Desdobramento, quando o projeto começa a se tornar mais consistente com formação de grupos, execução e responsabilidades; Lançamento dos Roteiros; Promoção do destino utilizando as ferramentas disponibilizadas pela operadora, tanto no B2B (agências e lojas), como B2C (cliente final).

A executiva da Azul Viagens apresentou uma tela já com a inclusão de possíveis municípios e atrativos que devem ser envolvidos nesse processo, sempre tendo Campina Grande como base. Entre eles estão a Pedra da Boca, em Araruna; Engenhos de Cachaça, na região do Brejo; Lajedo do Pai Mateus, Saca de Lã, Roliúde Nordestina e Lajedos, em Cabaceiras; Pedra da Altar, em Barra de Santana. Foram apresentados alguns equipamentos também, como o Restaurante Rural Vó Maria, em Areia; o Arraiá de Cumpade, no Distrito de Galante; o Bar do Cuscuz, em Campina Grande; entre outros.

Ainda durante a sua apresentação, a executiva da Azul Viagens destacou cinco motivos que levaram a operadora de escolher Campina Grande e região para o desenvolvimento do projeto de interiorização do turismo na Paraíba. Destino já preparado para o turismo regional; Apoio das instituições pública e privada para a condução do projeto; Localização geográfica para cobrir o raio de Campina Grande e região; Forte influência gastronômica e cultural na região; Oportunidade de oferecer um novo tipo de produto na prateleira nacional.

Estiveram presentes na reunião representantes de instituições como ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba); SindCampina; Sebrae; Senai; IFPB (Instituto Federal da Paraíba); entre outros. Além do trabalho de campo, o projeto prevê etapas de capacitação de mão de obra e melhoria da infraestrutura dos equipamentos turísticos e estabelecimentos comerciais, assim como sinalização turística.   

Fábio Cardoso