Governo da Paraíba quer inserir Aguiar no roteiro turístico de Astronomia mundial

Destaque Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), reuniu a imprensa na manhã desta quinta-feira (27), no auditório da Cinep – Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, para detalhar alguns projetos que foram tratados durante a visita de uma comitiva do estado na China. Na oportunidade, ele revelou que está em estudos um projeto para transformar a cidade de Aguiar, no Sertão, um centro de astronomia voltado para o turismo e pesquisa, utilizando a estrutura que está sendo instalada em torno do projeto Bingo.

O Bingo é um projeto científico internacional para a construção de radiotelescópio projetado para fazer a detecção de Oscilações Acústicas de Bárions, que são ondas geradas pela interação dos átomos com a radiação no início do Universo, e que podem ser observadas na faixa de radiofrequência. Aguiar foi a cidade escolhida e está em andamento a instalação das estruturas para construção do equipamento.

O projeto vem sendo desenvolvido em uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade de Manchester (Inglaterra) e a Universidade YangZhou (China). A instalação do Radiotelescópio será o único no Brasil e tem investimento na casa dos R$ 20 milhões, colocando a Paraíba na rota mundial da astronomia.

Na China, a comitiva paraibana visitou a sede da CETC54 – Research Institute of China Electronics Technology Group Corporation responsável pela construção do maior radiotelescópio do mundo, o FAST, na China, cujo espelho refletor tem 500m de diâmetro. A empresa também se dedica a criar soluções inovadoras na área de telecomunicações como cidades e segurança inteligente. 

Na oportunidade, a comitiva visitou o radiotelescópio em Tian Wen Xiao Zhen, na província de Guizhou, que recebe cerca de 1 milhão de pessoas por ano entre estudantes, cientistas e turistas de todo o mundo. João Azevêdo disse que iniciou estudos para transformar Aguiar em um centro turístico voltado para a Astronomia, criando estrutura de rede hoteleira, equipamentos para alimentação fora de casa, construção de um centro comercial com área de recepção e um mini auditório onde seriam promovidas palestras sobre astrologia e de um Mirante, que permitiria a visualização de todo o entorno do local.

João Azevêdo disse que o projeto pode se tornar uma realidade porque conta com a infraestrutura turística de Sousa, Patos e Cajazeiras, cidades que contam com todo o aparato para atender os turistas e prestar serviços nesse segmento, assim como contam com voos diretos do Recife operados pela Azul Conecta. O voo para Patos já está sendo operado e o destino Cajazeiras passará a contar com o voo a partir do dia 01 de agosto. 

Fábio Cardoso