Mauricio de Sousa viaja com a GOL no avião “Mônica 60” pela primeira vez para receber homenagens em João Pessoa

Destaque Paraíba

Mauricio de Sousa voou pela primeira vez em sua obra. O Boeing 737-800 da GOL, maior Companhia Aérea do Brasil, todo personalizado – interna e externamente – em comemoração aos 60 anos da Mônica, pousou em João Pessoa neste sábado (29) com o criador da Turma da Mônica a bordo, em um voo comercial. Ele receberá, neste domingo (30), os títulos de cidadão Pessoense e Paraibano. 

Na chegada à capital paraibana, Mauricio de Sousa participou do Red Carpet, de uma sessão de autógrafos e ainda celebrou os 10 anos da Graphic MSP – Mauricio de Sousa Produções -, que são livros ilustrados e roteirizados por outros artistas brasileiros da Turminha mais famosa do País dirigidos ao público jovem adulto ilustrados e roteirizados por artistas brasileiros convidados.

No ar, o comandante da aeronave fez um speech para surpresa de todos os passageiros: “Atenção: alguém viu uma menina baixinha e dentuça por aí? O pai dela, o senhor Mauricio de Sousa, está aqui no nosso voo, a caminho de grandes eventos em João Pessoa. Ele, que já tem a chave de nossos corações, também receberá os títulos de Cidadão Pessoense e Paraibano. É uma grande honra para a GOL tê-lo a bordo conosco. Nós e o Brasil todo agradecemos por ter nos ensinado a voar com as asas da imaginação. Sua história e seu legado são um tesouro que temos muito orgulho de carregar”.

A aeronave faz parte da ação “Coelhadas no Ar” e conta com artes inéditas criadas exclusivamente pela parceira da GOL, a MSP, em comemoração às seis décadas da Dona da Rua que conquistou milhares de fãs em todo o mundo. Importante ressaltar que, ao longo das gerações, muitos brasileiros cresceram lendo as cativantes histórias da Turma da Mônica, com os quadrinhos que desempenharam papel fundamental na alfabetização de milhões de crianças e as ajudaram a dar seus primeiros passos na leitura.

Nestes 22 anos de sua fundação, a GOL tem demonstrado um compromisso contínuo com a promoção de eventos e ativações que estejam alinhados com a cultura brasileira e segue investindo em patrocínios e ativações voltados à promoção do esporte e da cultura. O “Mônica 60” é um desses novos grandes projetos que obteve repercussão surpreendente desde a apresentação ao público no último dia 17/07 no aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo.

Além da companhia tão especial de Mauricio de Sousa a bordo, os Clientes receberam bolinhos da Turma da Mônica, oferecidos pela Casa Suíça. O snack complementou o serviço de bordo e trouxe ainda mais sabor a essa incrível experiência. Houve também um sorteio aos passageiros, que ganharam bonequinhos Fandom Box Baby da Turminha mais amada do Brasil, além de um gibi autografado. 

O início de tudo

O Boeing 737-800 temático foi apresentado no dia 16/07, em evento exclusivo no aeroporto de Confins (CNF), e alçou voo no dia seguinte direto para o aeroporto de Congonhas para outro grande encontro em comemoração aos 60 anos da Mônica, em que Mauricio de Sousa falou com representantes da GOL e assinou a aeronave no canto direito da porta dianteira.

Na parte externa da aeronave, há uma arte exclusiva da Mônica criada pela MSP com o tema “Mônica 60”. Já na customização interna, toda a Turminha está preparando uma festa surpresa para a Mônica, com os personagens escondidos entre os bagageiros. Além disso, placares de informação da aeronave também receberam novos elementos, para deixar tudo com a cara da turma do bairro do Limoeiro. 

A aeronave em comemoração aos 60 anos da Mônica não tem uma rota específica. A ideia é que ela pouse e decole na maioria das 75 bases da GOL, no Brasil e na América Latina, durante 1 ano. A Companhia pretende que o maior número de Clientes possível possa se encantar com a experiência de viajar em um avião temático tão especial quanto esse. A GOL opera em média 650 voos diários. São mais de 25 milhões de passageiros transportados por ano por 180 rotas nacionais e internacionais.

“Esta é a aeronave mais customizada que já realizamos, tanto interna quanto externamente – em cada cantinho tem uma surpresa, uma descoberta, uma mensagem que conecta o mundo da Turma da Mônica com o mundo da aviação. Estarmos juntos em uma ação com outra empresa totalmente nacional, que tem tanto significado para o Brasil e para os brasileiros, é de um orgulho sem tamanho. Poder unir educação, diversidade e inclusão, turismo e negócios em um mesmo pacote não tem preço”, diz Eduardo Bernardes, vice-presidente de Receitas da GOL.

A parceria entre a GOL e a MSP contará com outras ações para comemorar os 60 anos da personagem. A segunda fase já está sendo programada e será anunciada no momento oportuno. Onipresente, a protagonista de grande parte das histórias de Mauricio de Sousa contará com celebrações especiais até março de 2024, em artes, moda, produtos, eventos presenciais, espaços temáticos, publicações especiais e conteúdos audiovisuais. As ativações serão realizadas em diversas regiões brasileiras para que nenhum fã do bairro do Limoeiro fique de fora dessa grande festa.

“O universo dos quadrinhos tem se expandido cada vez mais e, agora, a força da personagem que inspira crianças e adultos atinge um novo patamar: nem o céu é o limite para a Dona da Rua! A iniciativa representa a união de duas marcas queridas pelos brasileiros. Com histórias inesquecíveis, fazemos parte da vida de milhares de pessoas em momentos únicos e essa é mais uma oportunidade de oferecermos uma experiência memorável”, celebra Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e inspiração para a personagem.

Todos os adesivos externos foram produzidos por um fornecedor homologado e especializado em adesivagem aeronáutica, e sua aplicação levou cerca de três dias. A parte interna foi confeccionada na GOL Aerotech, unidade de manutenção e pintura da Companhia localizada em Confins. O processo total – pintura e adesivagem – levou 10 dias para ficar pronto.

A concepção da ideia foi realizada em parceria entre GOL, MSP e Innova AATB, agência de comunicação responsável pela conexão entre as empresas e idealizadora de parte das ações de 60 anos da Mônica, junto à Mauricio de Sousa Produções.

Assessoria de imprensa