Quartinha, zabumbeiro de Santanna o Cantador, completa 73 anos em plena atividade artística

Cotidiano

Quando o show da Sinfônica da Paraíba acompanhada pelo cantor e compositor Santanna O Cantador começar, na noite deste sábado (05), na Praça do Povo, no Espaço Cultural José Lins do Rego – evento comemorativo aos 438 anos da capital paraibana, promovido pelo Governo do Estado -, certamente todos também ouvirão o som que sairá da zabumba de Quartinha, instrumentista que acompanha o músico cearense de Juazeiro do Norte por longos anos. 

E aí você me pergunta: O que isso tem haver com o espetáculo? Para quem não conhece – admito que também não conhecia – Quartinha completou, nesta sexta-feira (04), 73 anos de idade dos quais, mais de 60 deles ao lado do que ele chama “companheira” de estrada: a zabumba. Ele é conhecido no mundo artístico como ‘o maior zabumbeiro do mundo’, só para se ter uma ideia da importância dele.

E esse mundo se tornou pequeno para o artista a partir do momento em que conheceu nada mais nada menos do que Luiz Gonzaga. Aliás, a partir do momento em que Gonzagão conheceu Quartinha – vamos inverter esse momento, que teve como ‘culpado’ um locutor amigo do artista setentão . 

Lá pros anos anteriores, Luiz Gonzaga estava em Dois Unidos, um bairro do Recife (PE) onde Quartinha residia, onde se apresentava em um comício. Em um dos intervalos, o locutor disse que entre as pessoas presentes havia um jovem zabumbeiro, mas vamos deixar que o próprio Quartinha conte essa história.

Quartinha: “Eu fui para um comício lá em Dois Unidos e nesse comício Luiz Gonzaga foi tocar. Eu tava no meio do povo assistindo. Não tinha nenhuma noção de zabumba, mas já tocava. O cara da locução que tava lá, era meu amigo e conhecia a minha família. Ele mesmo foi quem falou para Seu Luiz: 

Locutor: “Seu Luiz, aqui tem um menino que toca muito bem zabumba”. 

Luiz Gonzaga: “Quem é?”. 

Locutor: “É Quartinha! E ele tá aqui. Olha ele ali! 

Luiz Gonzaga: “É aquele ali? Venha cá sujeito!” 

Quartinha: “Aí ele me chamou, e eu subi no palanque do comício e ele me perguntou: 

Luiz Gonzaga: “O que você quer que eu toque?” 

Quartinha: “Toque o que o senhor quiser. E ele tocou ”Feira de Caruaru” e eu botei pra torar!”. 

Um detalhe: Quartinha só tinha 10 anos na oportunidade e era autodidata. No histórico artístico dele estão participações em shows com estrelas da música nordestina do gabarito de um Dominguinhos, Sivuca, Hermeto Pascoal, Genival Lacerda, Marinês, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho, Nando Cordel, Flávio José, Cezzinha, Maciel Melo e Santanna o Cantador. O primeiro LP gravado, claro, tinha que ser com Gonzagão. “Tive essa honra, me sinto muito abençoado por ter conhecido Seu Luiz”.

Quartinha é o pernambucano Reginaldo Pereira de Melo, o mestre zabumbeiro, nascido em Afogados (bairro do Recife). Para os seus amigos do Recife ele é só o “Quartinha de Dois Unidos”. Sempre com muita dedicação, profissionalismo e amor pelo seu instrumento, Quartinha ainda é hoje um dos músicos mais requisitados para gravações em estúdio. Há mais de dez anos, Quartinha faz parte da equipe de músicos que acompanha Santanna o Cantador.

Fábio Cardoso, com apoio do produto cultural Fábio Henrique