Vai visitar a capital nacional? Confira medidas essenciais para garantir a segurança durante sua viagem

Brasil

Brasília é escolhida como destino de muitos para viagens de férias, já que o local é repleto de atrações culturais e históricas. Além disso, a capital do país é frequentada por muitos viajantes a trabalho, devido a diversos escritórios e empreendimentos no local. Independente do motivo do passeio, é importante que o visitante esteja atento a questões que garantam a segurança durante a viagem.

Com a praticidade dos pagamentos atualmente, é fundamental que os turistas transitem pela cidade apenas com o dinheiro necessário para os passeios do dia e para eventuais emergências. Assim como em outras localidades do país, mesmo que o trajeto seja feito por carro, é mais seguro deixar o dinheiro excedente no cofre do hotel e fazer os pagamentos em estabelecimentos com cartões ou Pix.

É preciso garantir a segurança dos pertences pessoais em todos os locais, principalmente em aeroportos ou rodoviárias. Nesses estabelecimentos, é comum a necessidade de mostrar a documentação com frequência e, por isso, o descuido com a carteira pode acontecer. Nesses casos, vale lembrar de deixar os documentos em local fácil, mas não exposto. A dica é utilizar bolsas internas que ficam rentes ao corpo, evitando a possibilidade de perdas ou furtos.

Antes de visitar os locais por Brasília, é fundamental que o viajante se informe quanto ao trajeto, busque referências, faça o planejamento e anote possíveis dicas que ajudem na localização e no retorno ao local de hospedagem. Outras informações como números telefônicos do hotel e endereço precisam estar sempre à mão para possíveis emergências.

É preciso ter atenção redobrada em locais desconhecidos ou que oferecem maiores riscos. Em bares e restaurantes, por exemplo, a dica é não deixar os pertences pessoais em cima da mesa, nem bolsas penduradas em cadeiras. É preciso cuidado também ao utilizar serviços de saque em caixas eletrônicos, sempre optando por estabelecimentos em locais mais seguros e evitando a aproximação de desconhecidos.

Ao desembarcar no aeroporto do destino turístico, é comum pedir informações a desconhecidos. Porém, a dica para garantir a segurança na hora de se localizar na capital é sempre buscar por profissionais uniformizados. Além disso, nos locais de desembarque, é possível encontrar serviços de informações voltados diretamente a turistas.

Assim como a garantia pela segurança em solicitar informações a pessoas uniformizadas, é preciso cuidado ao requisitar serviços de transporte de aplicativos. É fundamental conferir o modelo, cor e placa do veículo antes de entrar no carro, assim como solicitar que o motorista informe os dados do passageiro.

Para garantir ainda mais segurança entre os destinos, principalmente para viajantes mulheres, a dica é utilizar aplicativos de transporte voltados ao público feminino, como Uber para mulheres, ou que possuem a possibilidade de seleção de motorista. Esses softwares garantem que apenas motoristas mulheres ficarão disponíveis para as corridas. No mercado, existem diferentes tipos de aplicativos voltados a esse fim, e a dica é sempre verificar a disponibilidade da área de atuação.

Redação