Fórum Gramado de Estudos Turísticos começa com debates, palestras e premiações

Brasil

Neste dia 16 de agosto, o Centro de Eventos do Expogramado deu as boas-vindas à quarta edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, um evento de destaque no calendário acadêmico e profissional do turismo no Rio Grande do Sul. Com uma programação repleta de encontros, apresentações e debates, o primeiro dia do evento reuniu profissionais, acadêmicos e especialistas da área para discutir os desafios e as inovações do setor.

O evento teve início às 8h com o processo de credenciamento, quando os participantes puderam se registrar e receber material informativo sobre as atividades do dia. Em seguida, às 9h30, o Encontro SETUR RS reuniu cerca de 100 secretários e diretores de Turismo do Rio Grande do Sul para debater os rumos do turismo no estado no ano de 2023. O debate promoveu a troca de ideias e experiências, abordando estratégias para promover o turismo sustentável e atrair visitantes.

O secretário de Turismo do RS, Luiz Fernando Rodriguez Junior, destacou que: “As pessoas estão enxergando e acreditando que o turismo não é somente algo de lazer, no sentido da virtuosidade, é business, é core, é uma indústria inclusiva e sustentável e que pode produzir transformação local. E o Estado tem de estar ao lado dos empreendedores, desembargando processos e ao lado das administrações públicas municipais, fazendo sinergia a todo e qualquer investimento e, acima de tudo, demonstrando que todos podem ter confiança nesse novo momento de investimento no turismo.”

Simultaneamente, a Feevale apresentou em outras salas, as Sessões Temáticas, com apresentações de trabalhos de extensão, graduação e pós-graduação. Essas apresentações proporcionaram um espaço para que pesquisadores e estudantes compartilhassem suas descobertas e contribuições para o campo do turismo, enriquecendo o conhecimento e estimulando o debate.

Após o intervalo de almoço, os participantes puderam escolher entre diversas oficinas e mini cursos, que abordaram tópicos relevantes para a indústria do turismo. Destaque para a oficina sobre Roteirização, ministrada pela Professora Rosi Souza Fritz da Universidade Feevale, e pelo Diretor de Turismo de Novo Hamburgo, Deivid Schu, que exploraram estratégias para o desenvolvimento de turismo cultural e criativo. Outra oficina abordou as boas práticas de hospitalidade, ministrada por Daniel Vicente Bonho, Professor da Universidade Feevale.

No final da tarde, um momento cultural encheu o ambiente de encanto, com a apresentação do Coral da Associação Etnias Folclóricas de Gramado durante o coffee break.

A tarde reservou um espaço para a apresentação de cases inspiradores. Representantes de diferentes cidades e setores compartilharam suas experiências e sucessos no âmbito do turismo. Cases de municípios como São Francisco de Paula, Nova Petrópolis, Sapiranga, Três Coroas, Gramado e Porto Alegre foram apresentados, juntamente com casos ligados à hotelaria, consultoria e gastronomia. Esses exemplos práticos forneceram insights valiosos sobre como o turismo pode ser impulsionado e inovado em diferentes contextos.

Na sequência, foi realizado o Momento Solene, que reuniu painelistas de renome para discutir a relação entre comunicação inteligente e turismo eficiente. Participaram do painel Profº. Dr. Vander Valduga, Coordenador do PPG em Turismo na UFPR, Luana Emmendoerfer, Coordenadora da Central de Inteligência do Turismo de Santa Catarina, e Profº. Dr. Francisco dos Anjos, pesquisador e docente na UNIVALI/SC. Os moderadores Profº Dr. Luis Henrique Rauber e Profª Dra. Mary Sandra Guerra Ashton, ambos da Universidade Feevale, conduziram o debate de forma enriquecedora.

A noite culminou com a entrega da premiação dos trabalhos científicos, reconhecendo e celebrando as contribuições dos pesquisadores para o avanço do conhecimento na área do turismo.

O evento continua nos próximos dias, trazendo ainda mais oportunidades de aprendizado, networking e reflexão sobre o papel do turismo na sociedade contemporânea. A quarta edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos promete ser um espaço de conexão e inspiração para todos os participantes envolvidos na indústria do turismo.

Fórum teve momento de premiar os melhore trabalhos

PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS

 CATEGORIA: INICIAÇÃO CIENTÍFICA – GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

1º – Lugar: TURISMO CEMITERIAL E MOTIVAÇÕES TURÍSTICAS – Lucas Molling, Rosi Souza Fritz

2º – Lugar: #DRONETRAVELS: UMA ANÁLISE DE METADADOS DE POSTAGENS COM IMAGENS DE DRONES NO CONTEXTO DAS VIAGENS – Rodrigo Ancelmé Couto da Silva, Jaciel Gustavo Kunz

3º – Lugar: O MENAROSTO EM FLORES DA CUNHA: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DE UM PRATO TÍPICO COMO PRODUTO TURÍSTICO – Arthur Taffarel Trombini, Mary Sandra Guerra Ashton

CATEGORIA – PÓS-GRADUAÇÃO

1º – Lugar: INFLUÊNCIA DA REPUTAÇÃO DO LOCAL E DA IDENTIDADE DA MARCA NO DESEMPENHO DE VINÍCOLAS BRASILEIRAS FAMILIARES – Jefferson Marlon Monticelli, Renata Bernardon, Marcelo Curth

2º – Lugar: GRAMADO NO INSTAGRAM: A PRESENÇA DE ATRAÇÕES, RESTAURANTES E HOTÉIS NA REDE SOCIAL – Uílton de Oliveira Dutra , Sandra Portella Montardo

3º – Lugar: A INFLUÊNCIA DO FACEBOOK E INSTAGRAM NA ESCOLHA DA CIDADE DO PORTO PELOS TURISTAS BRASILEIROS: um estudo quantitativo – Vanessa Schardong, Teresa Candeias Gramado, 16 de agosto de 2023

O IV Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha – Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias e participação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Turismo e Apoio Científico da Universidade Feevale.

O evento conta com patrocínio da Prefeitura de Gramado, Secretaria de Turismo e Sicredi Pioneira e CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Apoio da Real Wood, Construarte, RBT Internet, Lugano, Gramadotur e Expogramado. Apoio Institucional da Câmara Municipal de Gramado. Vinícola Oficial é a Jolimont, Organização da Planeje+, a Agência de Comunicação é a Matutando e Assessoria de Imprensa da Insider2.

Mais informações, programação completa e ingressos:

www.forumgramado.com.br

Insider 2 Comunicações