Trade turístico nacional destaca legado deixado por Eduardo Sanovicz

Brasil

O Turismo brasileiro perdeu, neste sábado (02), uma das suas mais expressivas personalidades. Aos 63 anos de idade, o ex-presidente da Embratur e da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz, morreu vítima de um câncer, em Santos (SP), sua cidade natal e onde optou retornar para o tratamento da doença. O velório acontece em Santos e o corpo será cremado no final da tarde deste sábado.

Sanovicz sempre foi uma voz ativa no Turismo, tendo se dedicado por mais de 35 anos ao setor, deixando imenso legado, em especial, na promoção do Brasil no exterior. “A sua gestão à frente da Embratur fez história com a criação do Plano Aquarela e o lançamento da Marca Brasil – identidade utilizada como marca-país, entre 2005 e 2019, e que foi retomada agora em 2023, enfatizando o Brasil com S, como ele sempre defendeu”, destacou a Embratur em comunicado ao mercado.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o trabalho desenvolvido por Sanovicz ao longo de sua trajetória no setor.  Reconhecido como uma das principais lideranças da aviação nacional, Eduardo Sanovicz contribuiu ativamente para o desenvolvimento do turismo no país. “Expressamos nossos sinceros sentimentos à família, aos amigos e a todos que foram impactados pelo seu trabalho. Eduardo Sanovicz deixa um legado honroso para a aviação nacional e para o turismo brasileiro. Sempre altivo, lutou para o avanço do nosso setor, acreditando nessa atividade tão necessária para o fortalecimento econômico e social do Brasil”, afirmou Sabino.

Vinícius Lage, ex-ministro do Turismo e atualmente no Sebrae, afirmou que Sanovicz era um parceiro importante em momentos decisivos. “Sábias palavras. Aguda compreensão dos desafios do país. Eternamente grato. Nunca esqueço das fotos de aeroportos em sua capacidade máxima fluindo com voos cheios de turistas que celebravam a Copa. Certamente os mais longos line ups da aviação aérea nacional. Sua liderança é legado de afetos, é exemplo para gerações. Nos vemos lá em cima algum dia”.

Para Caio Carvalho, ex-presidente da Embratur, Sanovicz deixou uma obra linda com a paixão que tinha pelas causas que abraçou , realizações e muitos admiradores. “Na Prefeitura de Santos, no SPCVB, no Anhembi, na Embratur, na Universidade, na Abear, nos Conselhos e entidades que integrava sempre participativo …Foi presença. Sentimentos à sua família querida e a certeza de que sua passagem deixará saudades e só boas lembranças. Pelo que aqui fez, pelas causas e ideais que abraçou , e pelas amizades e pontes que construiu”.

Para o CEO do Festuris Gramado, Eduardo Zorzanello, o Turismo brasileiro perdeu um grande líder, pessoa ímpar, competentíssima. “O Turismo sentirá muito a tua falta! Somos imensamente agradecidos pelo teu legado e ensinamentos!!!”

Ruth Avelino, ex-presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), também lamentou a morte de Sanovicz. A executiva comentou na rede social do ex-dirigente que estava sem acreditar na morte dele. “Um amigo queridíssimo!!!! Que Deus o tenha”.

Fábio Cardoso