Debate sobre empreendedorismo e valorização de produtos e serviços ligados aos arranjos produtivos do setor têxtil, no interior da Paraíba, marcou a abertura da programação da Expotêxtil e Fenemp 2023, que começou nesta terça-feira (5) e segue até a quinta-feira (7), no Estádio Pedro Eulâmpio da Silva, na cidade de São Bento. O evento, que é realizado pelo Sebrae/PB, Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Programa Empreender Paraíba, tem como proposta movimentar o ambiente de negócios e contribuir para o fortalecimento das empresas que atuam na região.
Durante a abertura, o diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo, destacou a importância do trabalho em conjunto entre gestão pública e demais parceiros, na realização do evento, que segundo ele tem uma contribuição estratégica para o desenvolvimento no interior do estado. “São Bento é uma cidade que tem o setor têxtil como uma marca característica na sua economia e o próprio ambiente sempre demonstrou vocação para o empreendedorismo. O Sebrae participa dessa ocasião contribuindo com a experiência de estimular novas oportunidades e o evento é importante em razão de movimentar o ambiente de negócios”, disse.
O secretário executivo de Empreendedorismo da Paraíba, Fabrício Feitosa, explicou que além do intuito de estimular o surgimento de novos negócios, a programação busca fortalecer todo o contexto social que está inserido na cadeia produtiva do setor têxtil. “A proposta é fortalecer os arranjos produtivos que estão ligados à cadeia do setor têxtil, uma vez que São Bento é uma cidade referência nesse ramo. Nossa participação ocorre não apenas nesse momento do evento, mas em outras oportunidades com o incentivo de crédito e investimento para fortalecer a atuação de empresas”, comentou.
Por sua vez, o prefeito do município de São Bento, Jarques Lúcio, ressaltou o potencial econômico da cidade e da região. “São grandes parcerias que geram oportunidades fazendo surgir a geração de emprego, renda e negócios que se abrem no contexto da economia. Isso contribui para novas possibilidades para São Bento, assim como a região do Sertão. Nosso povo é forte, trabalhador e com certeza com o auxílio de todos esses parceiros que estão aqui nesse evento, incluindo o Sebrae, podemos avançar muito mais nos próximos anos”, pontuou.
Também estiveram presentes no primeiro dia de atividades da programação da Expotêxtil e Fenemp o gerente regional da agência do Sebrae/PB na cidade de Pombal, Aldo Nunes, o secretário executivo do Orçamento Democrático do Estado (ODE), Júnior Caroé, o secretário executivo de Juventude do Estado, Pedro Matias, além de donos de pequenos negócios e profissionais que trabalham no setor têxtil da região.
A proprietária da Fios & Cores, Lilian Barros, participou da abertura representando os empresários do setor têxtil da cidade e ressaltou o momento como uma boa oportunidade de crescimento. “Eu tenho uma história nesse setor que vem desde o meu pai, porque ele sempre trabalhou no comércio e nessa parte do têxtil. São Bento é uma cidade industrial com uma escala produtiva crescente e participar de um momento como esse é oportuno para valorizar tudo aquilo que é produzido e entregue no mercado”, enfatizou.
Estrutura – O evento conta com 64 estandes instalados no local, sendo 50 reservados para exposição de produtos e 14 destinados ao funcionamento da praça de alimentação para atender os visitantes, mais duas salas de capacitação do Sebrae/PB para trabalhar o desenvolvimento de ações relacionadas à educação empreendedora. A programação acontece das 16h às 22h e o acesso ao público é gratuito.
Assessoria de imprensa