Cidades históricas brasileiras para quem quer entender nossas raízes

Brasil

O Brasil é um país rico em história e cultura. Desde a chegada dos europeus, em 1500, são mais de 520 anos de história e da criação de cidades marcantes para nossa sociedade. Em nosso território, há inúmeras cidades históricas, que juntas nos ajudam a compreender o Brasil.

A seguir, veja algumas das principais cidades históricas brasileiras. São locais imperdíveis para quem busca entender nossas raízes e nosso passado.

Belém (Pará)
Belém foi fundada em 1616, e até hoje conserva muitas características de seu tempo áureo, durante o período colonial, quando teve grande importância cultural e econômica na região Norte. São casarões, igrejas e capelas que nos remetem aos séculos passados. Contudo, além dos pontos turísticos históricos, Belém possui imperdíveis atrações naturais, com rios e cachoeiras, por exemplo.

Porto Seguro (Bahia)
Os portugueses chegaram ao Brasil onde hoje é a cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia. Foi lá que aportaram pela primeira vez nesta terra desconhecida e a chamaram de Ilha de Vera Cruz. Hoje, a cidade conta com inúmeros pontos turísticos que contam a história da colonização, sobretudo seus edifícios, que datam do século XVI. Alguns locais imperdíveis são: Passarela do Descobrimento, Monte Pascoal e Centro Histórico de Porto Seguro.

Olinda (Pernambuco)
Olinda foi uma das principais cidades do país no século XVI, com grande poder econômico, sobretudo na época da economia de cana-de-açúcar. Também é uma das mais antigas cidades do Brasil, fundada em 1535, e é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Alguns dos principais pontos turísticos são: Basílica e Mosteiro de São Bento e Centro Histórico de Olinda.

Brasília
O Centro-Oeste brasileiro foi conquistado por europeus e bandeirantes em etapas posteriores à colonização do litoral, e também nos ajuda a entender a história da conquista do território brasileiro. Brasília é uma cidade que marca a história mais moderna do nosso país, tendo seu apogeu em meados do século XX. É a capital do país e abriga muitos pontos turísticos ligados à política e ao estado brasileiro. Alguns locais imperdíveis são: Praça dos Três Poderes e Memorial JK.

São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul)
A cidade de São Miguel das Missões foi um reduto jesuíta que carrega muito da história religiosa do país. Ela foi fundada por um padre e tinha grande presença de indígenas e religiosos.
Seus principais pontos turísticos são: Ruínas de São Miguel das Missões, Fonte Missioneira e Sítio de Arqueologia de São Miguel Arcanjo.

Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro, além de histórica, é uma capital cultural do Brasil. Ela é muito conhecida pelas belezas naturais, calor e praias inesquecíveis. Todos os anos, ela movimenta turistas nacionais e internacionais, em suas instalações e hotéis, bem conhecidos pela hospitalidade e conforto, com Ar-condicionado, piscinas e culinária. Alguns dos locais imperdíveis são: Cristo Redentor, bairro da Lapa e seus bares, Pão de Açúcar e Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Ouro Preto (Minas Gerais)
Falou em história brasileira, a cidade de Ouro Preto não poderia ficar de fora. Um marco para a história econômica do país e desenvolvimento da região Sudeste, essa cidade é uma das principais cidades históricas. A antiga Vila Rica já foi capital de Minas Gerais e foi a principal cidade do país, durante o período do ouro. Atualmente, seus casarões, igrejas e capelas mantêm o estilo colonial. Com grande espírito religioso, Ouro Preto é Patrimônio Mundial. Alguns dos principais pontos turísticos são: Museu da Inconfidência e Igreja de São Francisco de Assis.

Redação