A participação da JetSMART na 50ª Abav Expo, no Rio de Janeiro, realizada na semana passada no Riocentro, trouxe à luz do mercado da aviação comercial uma tendência cada vez mais real na precificação e serviços das tarifas aéreas praticadas no Brasil: a de baixo custo. Verónica Marambio, gerente Comercial de Mercados Internacionais e Desenvolvimento Regional da companhia aérea, foi taxativa ao afirmar que a empresa não concorre com as brasileiras e sim com o setor de transporte rodoviário.
A reportagem do TURISMO EM FOCO fez uma pesquisa de preços junto às empresas que operam a rota São Paulo com saída do Terminal do Tietê até Buenos Aires (Argentina), de ônibus. A empresa Eucatur cobra R$ 700, em média, para uma viagem de quase 2,5 mil quilômetros de estrada, em um ônibus leito. Já a Cruzeiro Del Norte cobra R$ 1 mil, em média, utilizando ônibus leito. A JetSMART cobra tarifas de R$ 1 mil, em média, para um voo de 11 horas.
A JetSMART já oferece sete rotas internacionais: Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu e Florianópolis com Santiago; além do Rio de Janeiro e Florianópolis com Buenos Aires e Rio de Janeiro com Montevidéu. A companhia anunciou o início das vendas das rotas de Florianópolis para Buenos Aires e Santiago, que começarão a operar em 30 de novembro e 27 de dezembro, respectivamente.
Na Abav Expo, Verónica Marambio manteve contatos importantes com agentes de viagens brasileiros, oportunidade em que mostrou os diferenciais oferecidos aos turistas brasileiros, mas, essencialmente, para o segmento corporativo, viés que está intensificando ações. “Estamos buscando parcerias com os agentes de viagens”, enfatizou a executiva e, nesse diálogo, procurando destacar que a política de baixo custo nas passagens aéreas e parte de um processo em que o turista pode gastar/investir nos destinos.
Governo brasileiro investe na companhia aérea
Autorizada a operar a partir de dezembro de 2022 pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), em pouco tempo no Brasil, a JetSMART recebe bastante atenção especial do Governo Federal, que pretende adotar incentivos para que estudem a possibilidade de entrar no mercado aéreo nacional, ampliando as suas rotas no país.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, se reuniu na sexta-feira (29.09), em Buenos Aires, com representantes das companhias aéreas low cost Flybondi e JetSmart. Na pauta, estratégias para uma possível entrada das empresas no mercado aéreo nacional. A proposta incluiria a operação de voos domésticos, regionais e o aumento da conectividade internacional com alguns países da América Latina, como Argentina e Chile.
Esse foi um dos temas tratados pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, em sua participação em fóruns ocorridos durante a FIT Latin America, encerrada nesta terça-feira na Argentina. Essa proposta incluiria também a Flybondi que, segundo o ministro, se comprometeu a entregar um plano de expansão com possibilidades para que a empresa possa voar pelo Brasil.
Verónica Marambio disse que a JetSMART pretendia investir no Nordeste, com voo a partir de Salvador (BA), abortado em função da pandemia da Covid-19. Encerrado esse período, diretores da empresa não fizeram nenhum gesto no sentido de reativar essa proposta de investimento no Nordeste. Um impedimento nesse momento, conforme a executiva, seriam os custos dessas operações e a distância de Salvador para as capitais da Argentina (Buenos Aires) e Chile (Santiago). Quanto maior a distância, mais o custo, o valor da passagem fica mais cara, o que foge da política da companhia aérea, de oferecer tarifas mais competitivas e de baixo custo.
De acordo com Celso Sabino, a expectativa com a expansão dos serviços das companhias aéreas no país é de aumento no número de turistas argentinos, chilenos, entre outros, que visitarão o Brasil. Com voos mais acessíveis e com maior capilaridade, a medida também impactará na democratização do setor aéreo, resultando na redução das passagens e no aumento da competitividade no setor.
O ministro destacou a importância dessa parceria: “Estamos comprometidos em tornar o Brasil um destino acessível para viajantes de todas as partes do mundo. A colaboração com a Flybondi e com a JetSmart é um passo significativo nessa direção, e estamos entusiasmados com as oportunidades que isso trará para o turismo e para a economia brasileira”.
Fábio Cardoso