Governador quer disponibilizar 12 aeródromos da Paraíba para novas rotas regionais

Destaque Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo, teve uma longa agenda com o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, nesta sexta-feira (06), oportunidade em que assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Aeroporto Regional de Patos, no Sertão do Estado, e participou da inauguração da nova estrutura do Aeroporto de Campina Grande/João Suassuna.

Durante a entrevista à imprensa, no Aeroporto de Campina Grande o governador revelou que manteve contato com o ministro já no sentido de novas possibilidades de intervenções nos outros aeródromos do estado, com o objetivo de oferecer ao mercado da aviação aérea comercial novas rotas regionais a partir desses equipamentos.

“A Paraíba tem uma rede de 12 aeródromos e queremos deixá-los em condições de expandir para que qualquer companhia aérea que queira operar outras rotas eles estejam prontos. Queremos apresentar ao mercado que a Paraíba terá uma malha de 12 aeródromos absolutamente adaptada e em condições de tráfego aéreo”, enfatizou João Azevêdo.

Sobre a inauguração do João Suassuna, o governador ressaltou que para se ter um aeroporto em condições de funcionamento e com perspectiva de aumento de movimentação tem que ter avião, senão você não viabiliza. “Tivemos uma parceria muito grande com a Azul e a Gol que resultou no movimento (de passageiros) que hoje temos no aeroporto em Campina Grande Eu mesmo tenho utilizado o aeroporto quando preciso de um voo rápido. Só nesse acordo que fizemos com a Azul temos 72 operações de pouso e decolagem”, pontuou.

O Governo, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), já executa obras de melhorias nos aeródromos estaduais, tais como balizamento luminoso e construção de cercas, numa extensão de 14.688 metros linear, em cinco municípios. A ação visa inserir os aeródromos nos padrões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), liberando o espaço aéreo para voos convencionais – comerciais e domésticos, e não apenas de emergência, como operavam anteriormente. O investimento nos dois projetos é de R$ 11,2 milhões, com recursos próprios do Estado.

A Paraíba tem aeroportos em João Pessoa, Campina Grande, Cuité, Conceição, Itaporanga, Monteiro, Patos, São João do Rio do Peixe e Sousa. João Pessoa e Campina Grande também contam com aeroclubes.

Fábio Cardoso