Aena Brasil adia para janeiro fim das obras do aeroporto de João Pessoa e Campina Grande ganha novo equipamento

Destaque Paraíba

As obras da ampliação e reforma do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, serão entregues em janeiro de 2024. Anteriormente prevista para meados de novembro, conforme Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil – empresa espanhola que administra o equipamento -, as obras sofreram atraso e a inauguração foi adiada.

De acordo com Marcelo Bento, a obra do aeroporto de João Pessoa é complexa, porque, segundo ele, é um terminal que estava muito defasado e, pelo formato da obra, as paredes tiveram que ser derrubadas. “Por conta disso é uma obra que só vai ser entregue em janeiro do ano que vem. Muito dela já está pronta e em funcionamento, à disposição dos passageiros e da comunidade aeroportuária”, afirmou. 

Sobre o Aeroporto Presidente João Suassuna, inaugurado na sexta-feira passada, Marcelo Bento disse que é um outro equipamento, digno da grandeza de Campina Grande como porta de entrada da cidade. “Fizemos um grande investimento não apenas no terminal com 800 metros quadrados a mais, com uma sala de embarque ainda mais ampla e confortável e um pátio novo de aeronaves o que aumenta a capacidade do aeroporto e de passageiros, dobrou para 200 mil passageiros ano e pode continuar aumentando na medida em que for necessário”, pontuou.

“Então, o terminal agora é muito mais confortável. Trocamos todo o sistema de bagagens, instalando esteiras mais rápidas que garantem muito mais agilidade tanto no despacho como na coleta de bagagens. Temos nova sinalização, climatização, o painel da Ariano Suassuna fica dentro do terminal podendo ser melhor cuidado em relação aos intempéries do tempo”.

“Agora temos uma outra experiência de embarque. Fizemos todo um trabalho de requalificação inteira da pista, com recapeamento e zona de escape, tornando o aeroporto ainda mais seguro e cumprindo todas as normas internacionais de segurança”.

O diretor da Aena Brasil disse ainda, que o aeroporto atende aeronaves turboélices, assim como equipamentos com capacidade de mais de 200 assentos. “A gente espera receber mais voos. Ter voos com aeronaves menores é importante para Campina Grande poder receber ligações com mais destinos que talvez não suporte em aeroportos maiores e ter mais operações para mais cidades A gente trabalha com algumas políticas de incentivo com as companhias aéreas para ajudá-las a colocarem rotas novas”.

De acordo com o diretor da Aena Brasil, João Suassuna continua sendo o nome do aeroporto (risada). A empresa tirou o painel do escritor paraibano da fachada do aeroporto e “agora está mais preservado do que nunca. Apenas num canto da fachada é que a gente colocou um letreiro para que possa ser visto de longe, para que as pessoas vejam ainda na BR e, por isso, a gente quis mantê-lo mais claro possível. Ainda não terminamos o projeto de sinalização do aeroporto e estão faltando algumas coisas e João Suassuna é o nome do aeroporto”, disse.

Fábio Cardoso