Jurandy do Sax e pôr do sol na praia do Jacaré vira questão das provas do Enem

Cotidiano Destaque

O primeiro dia de aplicação das provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, neste domingo (05), apresentou 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação e trouxe páginas coloridas e, em uma delas, a rosa, no quesito 17, um tema bastante conhecido na Paraíba.

Quesito 17 cita pôr do sol na praia do Jacaré, em Cabedelo, litoral Norte da Paraíba

O quesito traz como figura principal a apresentação do músico paraibano Jurandy do Sax e a sua tradicional execução diária do Bolero de Ravel, durante o pôr do sol na praia do Jacaré, em Cabedelo, litoral Norte da Paraíba. O quesito cita ainda “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e “Meu Sublime Torrão”, de Genival Macedo, que se transformou em uma espécie de hino do Estado.

A pergunta foi: “O sol começa a descer por trás da vegetação da Ilha da Restinga na outra margem do rio Paraíba, colorindo o céu de amarelo, laranja e lilás. Então se ouvem as primeiras notas do Bolero do compositor francês Maurice de Ravel executadas pelo saxofonista Jurandy. É assim o pôr do sol na Praia do Jacaré, em Cabedelo (Grande João Pessoa) Depois do Bolero, Jurandy toca Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Meu Sublime torrão, de Genival Macedo, espécie de hino não oficial da Paraíba. A interpretação musical de Jurandy do Sax, codinome de José Jurandy Félix apresenta um repertório caracterizado pela?”

A resposta do quesito é a letra A: inter-relações de referenciais estéticos aparentemente distanciados.

A apresentação de Jurandy do Sax é uma das principais atrações e o roteiro mais visitado pelos turistas em visita à Paraíba. Nos finais de semana, passam pelo local mais de 20 mil pessoas no período de alta estação. O paraibano está citado no livro dos recordes como o músico que mais executou o Bolero de Ravel no mundo. Todos os dias, assim que o sol começa a cair no horizonte, ele surge iniciando a sua apresentação num barquinho. Em alguns momentos Jurandy sobe em alguns catamarãs onde dezenas de turistas o esperam para curtir o momento um pouco mais de perto.

Fábio Cardoso