Moura Dubeux recebe premiação da GRI AWARDS por projeto de ação social

Cotidiano

Buscando impactar vidas positivamente para além da realização do sonho da casa própria, a Moura Dubeux, empresa cuja primeira obra em João Pessoa foi lançada este ano e que atua em sete dos nove estados do Nordeste, recebeu a premiação GRI Awards na categoria ‘Ação Social’. O prêmio reconheceu o esforço da companhia em favor da excelência, inovação e comprometimento com as causas sociais. A incorporadora também foi vencedora na categoria Projeto ESG com o Empreendimento Meet Aldeota, localizado em Fortaleza.

De acordo com a gerente de crédito imobiliário da MD, Conceição Silva, uma das responsáveis pelo MD Social, em parceria com o Instituto Joaquim Correia, a Moura Dubeux realiza um projeto que oferece capacitação profissional na área da construção civil para comunidades vizinhas às obras da incorporadora, com o objetivo de capacitar, incluir socialmente e empoderar homens e mulheres, proporcionando novas perspectivas de futuro. O projeto, que teve início este ano, já formou mais de 170 pessoas, dentre elas 53 mulheres. Para 2024, a previsão é de que sejam formadas pelo menos 400 cidadãos, tendo formações, inclusive, em João Pessoa, cuja obra está em andamento.

“A gente entende que o mercado da construção civil tem muitas oportunidades de trabalho mas muitas vezes as pessoas não acessam porque elas não têm formação. Então a Moura Dubeux assumiu esse protagonismo contratando um instituto especializado em formação de mão de obra para dar essa formação e as pessoas que a recebem, dependendo da avaliação de desempenho no curso, caso tenhamos a oportunidade, contratamos”, explica Conceição.

E continua: “Nosso foco é, sem dúvida, desenvolver a mão de obra e deixar essas pessoas capazes de terem grandes oportunidades, dentro ou fora da MD. Outra meta nossa também é, com essas formações, incentivar a equidade de gênero, tendo em vista que hoje em dia o mercado da construção é predominantemente masculino. Por isso também temos como foco empoderar essas mulheres, colocando elas dentro do canteiro de obra, com formação para isso”, disse.

Projeto ESG – O destaque deste ano é o Empreendimento Meet Aldeota, localizado em Fortaleza, Ceará. Este projeto referencial obteve o Selo EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies), criado pela International Finance Corporation (IFC), uma instituição do Banco Mundial. A certificação reconhece empreendimentos que incorporam práticas sustentáveis de construção e design, visando à eficiência energética e à redução do impacto ambiental.

O Meet Aldeota não é apenas um empreendimento residencial de luxo, mas também um exemplo de sustentabilidade na prática. Durante a construção, alcançou economia significativa de 58% em energia e resíduos. Além disso, o edifício apresenta uma economia de 42% de energia e 37% de água em seu funcionamento, demonstrando a dedicação e eficiência da Moura Dubeux em poupar os recursos naturais.

Dentre as características que tornam o Meet Aldeota tão especial estão os vidros de alta eficiência, que reduzem a necessidade de ar-condicionado, proporcionando conforto térmico aos moradores. Nas áreas comuns, a coleta de lixo é estrategicamente segmentada para minimizar desperdícios e facilitar a reciclagem, contribuindo para a redução do impacto ambiental.

Premiação – A cerimônia de premiação para anunciar o grande vencedor em cada categoria será realizada no dia 22 de novembro, em um jantar na cidade de São Paulo. Em 2022, a Moura venceu o prêmio em duas categorias: ‘Personalidade do Ano’ e ‘Melhor Projeto Residencial’, reforçando seu papel de liderança em empreendimentos de alta qualidade e impacto positivo.

Gri Awards – O prêmio GRI Awards é um reconhecimento do GRI Club ao mercado imobiliário brasileiro e tem como objetivo enaltecer os projetos e executivos que melhor representam a excelência e a inovação no setor, destacando-se como referência em suas respectivas categorias.

Assessoria de imprensa