Paraíbe-se: Governo apresenta roteiro inédito para jornalistas e principais operadoras do país

Destaque Paraíba

O Roteiro Paraíbe-se será apresentado, nesta quarta-feira (15), ao mercado nacional, durante um Famtour (viagem de familiarização) que vai reunir, até o próximo domingo (19), diretores e gerentes das maiores operadoras de turismo do País que vendem o Destino Paraíba. O roteiro inédito, desenvolvido para a prateleira nacional, evidencia e conecta atrativos turísticos de cinco municípios das regiões da Borborema, Brejo, Cariri e Curimataú paraibanos e faz parte das ações do Governo da Paraíba de interiorização do turismo.

A equipe formada por 18 representantes das empresas Azul Viagens, CVC, Visual, FRT, Orinter, Cativa, Abreu, Ambiental, Diversa, Panrotas, Mercado e Eventos, Trend e New It terá a oportunidade de vivenciar o roteiro com duração de sete dias oferecido no pacote, que visa promover o turismo local e estimular a economia dos municípios participantes.

O grupo começa a chegar às 14h30 e, após o desembarque no Aeroporto João Suassuna, no hub regional da Azul em Campina Grande, os integrantes serão recepcionados pelo renomado chef Cumpade João, que abre as portas da sua casa, no Distrito de Galante, para oferecer um jantar com o sabor da nossa terra.

Nos cinco dias do Famtour, eles vão visitar a cidade de Cabaceiras, a Roliúde Nordestina, famosa pelas produções cinematográficas, caprinocultura e produção de peças em couro. Lá, vão se hospedar na Pousada Matuto Sonhador e contemplar a poeira das estrelas ao anoitecer.

Depois, o grupo segue para os municípios de Areia, cidade tombada pelo patrimônio histórico e terra de Pedro Américo, e Bananeiras, onde farão passeios de quadriciclo e se hospedarão no hotel Estação Bananeiras. Em Araruna, os mais aventureiros vão encarar a trilha para escalar a Pedra da Boca e se jogar no famoso Pêndulo Humano.

No último dia do roteiro, a equipe retorna para Campina Grande, onde conhecerá os pontos turísticos da cidade que realiza o Maior São João do Mundo e encerra a visita na Vila Sítio São João, lugar que melhor retrata a vida no interior com suas casas de taipa, casa da farinha, engenhos, igreja e bodegas.

Experiência do novo roteiro em primeira mão

A secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, afirma que a ação promocional terá como objetivo proporcionar ao grupo, e em primeira mão, a experiência do novo roteiro 100% paraibano que valoriza as riquezas, a cultura e a história do nosso estado, mas também propicia aventura, religiosidade e gastronomia, além da degustação de cachaças, através da rota dos engenhos.

Rosália destaca ainda que foram cinco meses de dedicação até chegar ao produto final que está sendo apresentado agora. “O trabalho começou em julho e passou por diversas etapas, desde o mapeamento dos equipamentos turísticos, hotelaria e infraestrutura das cidades, até o desenho da jornada do roteiro integrado e a execução do plano de ação, onde cada integrante da equipe ficou responsável para garantir o sucesso do produto antes do lançamento no mercado”, detalhou.

Para o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, o Famtour Paraíbe-se traz a possibilidade das principais operadoras do país conhecerem um produto incrível. “Depois de conhecer os destinos com as suas singularidades, os agentes de viagens poderão criar pacotes turísticos mais atrativos, personalizados e adequados ao perfil de seus clientes e gerar mais confiança e credibilidade na hora de vender o roteiro”, ressaltou Ferdinando.

A gerente de Produtos Sênior da Azul Viagens, Giu Mesquita, enalteceu o desenvolvimento de projetos como este que ajudam no desenvolvimento do turismo nas regiões ainda desconhecidas. “É a construção de um roteiro turístico que vai colocar um produto diferente na prateleira nacional. Um produto que envolve, tanto a cultura do interior quanto ambientes e experiências incríveis, como é o caso da gastronomia renomada e toda a vivência de uma cultura distinta que o Sudeste não tem”.

O exclusivo roteiro turístico do interior da Paraíba é resultado de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado, por meio da Setde/PBTur, prefeituras e instituições como a Azul Viagens, Sebrae/PB, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campina Grande (Sindcampina), Fecomércio, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH/PB) e Luck Receptivo.

Secom Paraíba