Projeto de valorização do Cais do Valongo (RJ) será entregue nesta quinta-feira (23)

Brasil

As obras de valorização do Cais do Valongo, no centro do Rio de Janeiro (RJ), serão entregues à comunidade às 9h30 desta quinta-feira (23). Localizado na área conhecida como Pequena África, o Cais do Valongo é sítio arqueológico reconhecido pela Unesco desde 2017 como Patrimônio Mundial. Durante os séculos XVIII e XIX, o local foi o principal porto de desembarque de africanos escravizados nas Américas. Os vestígios do cais foram descobertos durante as obras do Porto Maravilha, em 2011.

Com investimento de R$ 2 milhões, feitos pela empresa State Grid Brazil Holding, o projeto inclui a instalação de sinalização educativa, painéis expositivos e substituição do guarda-corpo.

Participam da cerimônia autoridades do governo federal, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante. Também estarão presentes representantes de 31 instituições, oriundos da sociedade civil e dos governos municipal, estadual e federal, que compõem o Comitê Gestor do Cais do Valongo.

Assessoria de Comunicação – Foto Moisés Sarraf/Iphan