Onde os brasileiros querem passar as festas de fim de ano?

Brasil Destaque

Destinos litorâneos nacionais estão entre os primeiros lugares  no roteiro dos brasileiros para comemorar o Natal e o Ano Novo. É o que aponta um levantamento realizado pela agência online de turismo, ViajaNet, que apurou o volume de pacotes (passagens e hotéis) para os dias 23 de dezembro a  01 de janeiro de 2024. 

De acordo com a CMO do ViajaNet, Daniely de Oliveira, a preferência pelo litoral brasileiro é típica da época, mas a inclinação é para viagens que cabem no bolso.

“Esse ano, os voos domésticos bateram recorde em volume de transporte de passageiros desde 2015.  As pessoas querem conhecer o próprio país, comprando com antecedência e pesquisando ofertas. E esse movimento também impacta o setor hoteleiro,  porque, além da passagem, o consumidor está interessado na hospedagem mais vantajosa”, diz.

A procura por locais de veraneio representa 60% das preferências dos passageiros para as datas comemorativas de fim de ano. Na lista, o litoral nacional não fica para trás, com quatro destinos para quem busca amenizar o calor de dezembro e pular as setes ondas.

Por sua vez, nas viagens para o exterior, os turistas preferem visitar locais mais próximos ao Brasil. Localidades perto do mar também aparecem como prioridades, mas quem se destaca é o frio norte-americano.

Os 10 pacotes mais vendidos para o Natal e o Réveillon de 2023

As praias nordestinas conquistam o primeiro e segundo lugar na lista para passar as férias do final do ano. Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Natal, capital do Rio Grande do Norte, representam juntas 16% do volume de vendas dos pacotes turísticos.

Em contrapartida, há quem prefira atrações na neve em detrimento do calor. Com 5% das buscas, a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, se situa em terceiro lugar. Ainda na busca por  destinos gelados e os espetáculos de Natal, só que em território nacional, situa-se Gramado, em quarto lugar, também com o mesmo percentual da metrópole americana.

Mas a representação de praias paradisíacas no Brasil e no exterior não param por aí. Rio de Janeiro, Punta Cana, na República Dominicana, e Riviera Maya, no México, alcançam no ranking 5% das vendas dos bilhetes aéreos e hospedagens, cada uma.  E mais tarde na lista, aparece Ilhéus (4%), na Bahia, município com a maior extensão litorânea do estado baiano.

Em seguida, representando a América do Sul, Buenos Aires, capital da Argentina, se localiza na sétima posição com 4%. Não muito distante dos argentinos, Foz do Iguaçu, no Paraná, ocupa o décimo lugar.

Sobre o ViajaNet

ViajaNet é uma agência de viagens digital brasileira, criada em 2009. Atua no segmento de turismo, ou seja, vende passagens áreas, pacotes de viagens nacionais e internacionais, hotéis, casas de temporada, ingressos, seguro-viagem e aluguel de carros. Tornou-se referência no mercado de viagens on-line e embarcou mais de 5 milhões de passageiros. Em 2022, foi adquirida pelo Grupo Decolar, empresa líder de viagens na América Latina.

Assessoria de imprensa