Art Tattoo Expo consagrou tatuadores durante convenção no Recife

Cotidiano

A 3ª edição da Art Tattoo Expo, principal convenção de tatuagem do Nordeste, movimentou o RioMar Recife até o último domingo. O evento, que é uma vitrine de criatividade e habilidade, trouxe artistas que fazem parte do mundo da tatuagem, piercing, micropigmentação, além de um workshop para iniciantes, o projeto social “Tatuagem Salva Vidas” e um desfile de tatuados, que concorreram ao título Miss e Mister Tattoo 2023. 

Melhor evento – Matheus Gadelha, um jovem tatuador de Olinda, de 26 anos, levou o prêmio de melhor do evento com uma tatuagem inspirada no game de sua infância. O artista levou 39 horas para executar a tatuagem com 1,30 m de pura arte. Além disso, foi o melhor na categoria black work. Com mais de 500 trabalhos avaliados, a competição na convenção foi acirrada, abrangendo 27 categorias que destacaram a diversidade e a maestria dos tatuadores participantes.

Matheus, que atua profissionalmente como tatuador há sete anos, revelou que sua inspiração para o projeto vencedor veio de seu fascínio pelo universo mitológico, especialmente pelos seres de distintas raças e formas. O projeto, criado e inspirado no jogo World of Warcraft, reflete a paixão de Gadelha pela raça dos orcs, que se tornaram personagens principais em sua obra premiada.

“A sensação é de dever cumprido, primeiro pelo reconhecimento em minha categoria e, acima de tudo, por saber que todo o esforço e dedicação foram reconhecidos, me dando o título de Melhor do Evento”, compartilhou o tatuador.

O trabalho vencedor de Gadelha incorporou técnicas variadas, desde diferentes variações de traços até granulações de rastelado. O tatuador destacou a utilização de técnicas como sculpt line para traços mais espessos, alto contraste para definição de planos e objetos, tudo realizado apenas com preto puro, sem nenhuma diluição.

O jovem tatuador realiza seus atendimentos no Casa Fauno Tattoo Studio, localizado no bairro da Jaqueira. Ao celebrar suas conquistas, Gadelha enfatiza não apenas a gratidão pelo reconhecimento, mas também a paixão contínua por transformar a pele em tela e levar a arte da tatuagem a novos patamares.

Salva vidas – O projeto tatuou gratuitamente pessoas que, comprovadamente, tivessem algum problema de saúde, alergia a medicamentos ou quisessem manifestar o desejo de ser um doador de órgãos. “Foi tranquilo, não dói nada, foi minha primeira tatuagem, mas já vou fazer outra. Essa é uma tatuagem salva vidas, porque identifica que eu tenho diabetes, então, caso eu precise de socorro médico poderei ter um tratamento mais rápido e adequado”, afirma o aposentado Jorge Roma, de 67 anos.

Batalha da escadaria – Na programação artística, a apresentação da Batalha da Escadaria teve a participação dos MCs. Com uma demonstração de cultura e pertencimento, os artistas movimentaram e agitaram o público com rimas sobre suas vivências e sobre o universo da tatuagem. “Para mim, é bastante importante o movimento do gueto, o hip hop, alcançando lugares como o Art Tattoo Expo, porque dá oportunidade para gente mostrar nosso trabalho e divulgar. Ocupar esse espaço é bastante gratificante e só tenho a agradecer”, afirma o vencedor da Batalha de Escadaria, King Ninja.

Artistas nacionais – A comissão julgadora da Art Tattoo Expo composta por grandes nomes do universo da tatuagem, como Big Z, Gunha, Fabrício Galdino, Rapha Lopes, Marcelo Simon, Sílvio Freitas, entre outros, traz um currículo extenso de prêmios e reconhecimento. Galdino, reconhecido internacionalmente com prêmios em 12 países em todos os continentes, participou pela primeira vez da Art Tattoo Expo e apresentou, em uma collab com outros três grandes nomes que possuem estilos totalmente distintos, a sua própria técnica desenvolvida, a tecnologia Tattoo Vision, que tem o objetivo de formar uma obra de arte. “Desde os 12 anos, lá no Guarujá, de onde eu vim, iniciei como artesão, sempre trabalhei com as mãos. Nesses 12 anos de carreira, desenvolvi meu próprio estilo de tatuagem, busquei uma identidade e ganhei reconhecimento internacional. É extremamente importante colocar o artista no centro, respeitar a harmonia do corpo e fazer com que a tatuagem ganhe vida”, comentou Galdino.

Compartilhando intensidade e beleza, a Art Tattoo Expo permitiu a troca de experiências com tatuadores de todos os cantos do País. “Durante o evento, tive o prazer de criar diversos flash tattoos, cada um contando sua história na pele. A paixão e a dedicação de cada cliente tornaram essas criações ainda mais especiais. Cada traço foi uma expressão da minha paixão pela arte na pele. A arte da tatuagem une corações e histórias”, afirmou a tatuadora Vivi Cândido.

Desfile – O fechamento do evento, no domingo, ficou a cargo das premiações e do desfile e julgamento do Mister e Miss Brasil Tattoo 2023. “A experiência foi incrível, foi ótimo ter vivido isso, eu vim para participar como tatuadora, não só no concurso de Miss e ter ganho foi bem intenso, fiquei nervosa, mas investi na produção e estava bem confiante nas minhas tatuagens, que são quase 40”, disse a vencedora do Miss Tattoo 2023, Isabele Ramos. “A experiência de ter ganho é incrível. Eu tenho 70% a 80% do corpo tatuado. Foi muito legal”, contou o vencedor do Mister Tattoo 2023, Thalyson “Harry Potter”.

Feira – O evento é realizado pela Art Tattoo Expo Produções, com patrocínio do iPlace, Monster Energy Drink, Beauty Dreams Cosmética, Pandora Suplly e Medusa Floc. Tem apoio do Ink Draw, Indústrias Becker, Alpha Plast, Água Diamante Azul, Sebrae e Prefeitura do Recife. Outras informações pelo https://www.instagram.com/arttattooexpooficial/

Assessoria de imprensa