Ponte do Futuro terá investimento de R$ 500 milhões e deve ser entregue no primeiro trimestre de 2026

Destaque Paraíba

O 11 de dezembro de 2023 pode ter sido um dia histórico para o desenvolvimento econômico da Paraíba, em especial, para o litoral Norte. Nesta segunda-feira (11), em um teatro (Paulo Pontes) literalmente lotado, o governador da Paraíba, João Azevêdo, assinou a autorização para a licitação da Ponte do Futuro, que vai interligar as cidades de Cabedelo, Lucena e Santa Rita.

A obra terá um investimento com recursos do próprio Tesouro Estadual de R$ 500 milhões e, se tudo correr dentro dos prazos, será entregue à população no primeiro trimestre de 2026, conforme revelou o secretário de Infraestrutura, Deusdete Queiroga.  

Em seu discurso antes da assinatura do documento, João Azevêdo elencou uma série de conquistas que a Paraíba tem obtido com a política de investimentos em basicamente todos os setores, não apenas em infraestrutura, como também na Saúde e Educação. Destacou o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) – acima dos 10% – e anunciou datas de lançamento de projetos como os Arcos Metropolitanos de Campina Grande e da Região Metropolitana de João Pessoa para antes da pausa para o Natal e Ano Novo.

Sobre a Ponte do Futuro, o governador revelou que o primeiro passo foi feito por ele mesmo, em casa, no computador, quando, como engenheiro, começou a traçar linhas e retas, percebendo que a obra seria viável. “Chamei todos os auxiliares para uma reunião e daí nasceu o projeto dessa ponte, que será um dos maiores marcos para o desenvolvimento econômico da Paraíba”, enfatizou.

O governador destaque ainda que a Ponte do Futuro promoverá um crescimento inimaginável no setor de turismo, que já tem sido pauta de diversas ações do governo, como incentivo para ampliação da malha aérea em João Pessoa e Campina Grande. A Latam iniciará operação de 280 voos semanais, enquanto a Azul já opera 72 voos semanais.

Ele apontou também a concretização do Polo Turístico do Cabo Branco, que abrirá mais de nove mil leitos, com quatro novos resorts que já estão em fase de construção na área.

O projeto erguerá uma obra com 7,20 metros de pista; 3,30 metros de passeio; 2,5 metros de ciclovia; 2,50 metros de acostamento; terá uma viaduto sobre a linha férrea, de 40 metros de extensão; um mirante e uma ponte sobre o Rio Paraíba com extensão de 2 mil metros.

Confira como será a obra nesse vídeo abaixo: