Natal na Usina tem cultura popular, lançamento de livros e teatro

Eventos Culturais

A programação desta semana do Natal na Usina começa nesta quarta-feira (13), às 19h, no Palco Bonde, com o lançamento dos livros ‘Era apenas um presente para o meu irmão: A Barbárie de Queimadas’ (Bruno Ribeiro) e ‘Fernando Teixeira: a intuição criativa’ (Luciana Dias). Os autores vão conversar com o público sobre suas obras, que abordam temas como violência, teatro e criatividade. A mediação fica por conta do jornalista e escritor André Cananéa e o evento terá participação do ator e diretor Fernando Teixeira.

Em seguida, às 20h, na Sala Vladimir Carvalho, a atriz Carminha Abrantes apresenta o espetáculo ‘Leonor’, seu primeiro monólogo, que trata do envelhecimento e da solidão. A personagem é uma mulher que mantém um pensionato no Sertão da Paraíba, onde convive com vários jovens. Ao decidir fechar o lugar, ela se depara com as lembranças e as reflexões que marcaram sua vida. A dramaturgia é baseada no curta “Quando decidi ficar” (2018), do realizador Maycon Carvalho, e citações de textos de Clarice Lispector, Marina Colasanti e Simone de Beauvoir.

Batalha na Usina e Orquestra de Berimbau

Nesta quinta-feira (14), a programação continua com a segunda eliminatória da Batalhada Usina, às 19h, no Palco Bonde. A Batalha da Usina é um evento que reúne MCs da cidade para uma disputa de versos, que envolve habilidade, improviso e criatividade.

Para encerrar a noite, às 20h, na Sala Vladimir Carvalho, a Capoeira Angola Comunidade traz a Orquestra de Berimbau, um espetáculo musical que resgata as raízes afro-brasileiras. A Orquestra é formada por capoeiristas, músicos e pessoas da comunidade, que tocam berimbaus afinados e agrupados em naipes. O repertório inclui ritmos como os toques da Capoeira Angola e Regional, samba de roda, maculelê, entre outros. A regência é do Mestre Naldinho.

Quem passar pela Usina Energisa ainda pode conferir e aproveitar a Feirinha Criativa e Gastronômica Dia Verde, visitar as exposições de Papais Noel, de fotografias dos 10 anos do evento e do concurso de presépios.

A entrada sugerida é a doação de 1kg de alimento não-perecível ou brinquedos. Este ano, o Natal na Usina é ponto de arrecadação para a Central Única das Favelas – Cufa, que em 23 de dezembro realizará o Natal da Cufa no bairro São José.

O projeto Natal na Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, o apoio do Instituto Energisa, patrocínio da Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal- União e Reconstrução.

Serviço: Natal na Usina 2023
Quando: De a 2 a 30 de dezembro
Entrada: Gratuita ou 1kg de alimento não perecível
Site do evento: www.natalnausina.com.br

Assessoria de imprensa