Cidades históricas para conhecer no Sudeste

Brasil

O Brasil é conhecido por ser um país de muita cultura, em especial por sua extensão territorial, que permite viajar por diversas culturas sem precisar ir muito longe. Um exemplo é a região Sudeste, uma das primeiras a serem exploradas na colonização brasileira.

Por isso, o estado de Minas Gerais possui uma das histórias mais ricas do país. São diversas cidades históricas com atrações arquitetônicas, culturais e gastronômicas sem igual.

Se você tem interesse em fazer um passeio histórico pelo estado, confira 5 destinos incríveis para conhecer a história da região.

Diamantina

A riqueza do centro histórico de Diamantina se manifesta através de suas ruas de paralelepípedos, ornamentadas por igrejas barrocas. Além disso, o charme peculiar da iluminação à base de lampiões contribuiu para que, em 1999, a cidade fosse reconhecida como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

Entre os encantos da cidade, destaca-se a Vesperata, um evento memorável em que músicos se apresentam nas sacadas dos sobrados do centro histórico, proporcionando um espetáculo musical e visual verdadeiramente inesquecível.

Ouro Preto

Ouro Preto emerge como uma das cidades históricas mais famosas do Brasil, bastando percorrer suas ruas para reconhecer a profusão de razões que a tornam uma visita imperdível.

Como patrimônio histórico da humanidade, a cidade abriga o maior conjunto arquitetônico barroco do Brasil, destacando-se duas igrejas como verdadeiras joias: a Igreja de São Francisco de Assis, uma das principais obras do renomado artista Aleijadinho; e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, célebre por sua ornamentação exuberante, que incorpora mais de 400 quilos de ouro.

Mariana

Mariana, a mais antiga cidade do estado, encanta os amantes da história e da arquitetura colonial do século XVIII com suas atrações fascinantes. Entre elas, destaca-se a Catedral Basílica da Sé, concluída em 1760 e considerada uma das mais opulentas do Brasil, adornada com tesouros como um órgão alemão de mais de mil tubos e lustres de cristal Bohemia.

Outro ponto imperdível é a Mina da Passagem, a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação, oferecendo um tour envolvente pelos tempos áureos do Ciclo do Ouro no estado.

Tiradentes

Tiradentes se destaca por suas expressões de artesanato, gastronomia e cultura. O “percurso do artesanato” é uma experiência que revela o talento de alguns dos artesãos mais criativos do estado, expondo suas habilidades na criação de produtos extraordinários.

Além disso, a cidade oferece um cenário gastronômico singular, proporcionando a oportunidade de degustar os saborosos pratos da culinária tipicamente mineira.

Congonhas

Entre as cidades históricas de Minas Gerais, poucas ostentam uma presença religiosa tão marcante quanto Congonhas, que também se diferencia por ser uma das cidades de mais fácil acesso para quem sai do interior de São Paulo, podendo realizar o Aluguel de Carros em São José do Rio Preto,

O principal ponto de interesse é o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, tornando-se um destino imperdível para admiradores do talento de Aleijadinho, já que abriga algumas de suas esculturas mais reverenciadas.

É altamente recomendado visitar Congonhas durante a Semana Santa, período em que a cidade se enche de procissões e representações católicas encantadoras. Mas, durante as festividades de Natal, a tradição também se faz presente.

Redação