5 dicas de como organizar uma viagem de última hora para a praia

Cotidiano

Viajar exige planejamento, como definição de orçamento, datas e documentos necessários. Mas e quando não dá tempo de organizar tudo e surge uma oportunidade de viajar para a praia de última hora? Nesses momentos, é importante garantir o mínimo de organização para aproveitar ao máximo sua experiência e guardar boas recordações do local e do destino. Assim, confira algumas dicas rápidas para uma viagem de última hora para a praia.

Defina um orçamento
Definir um orçamento realista pensando a quantidade de dias e os gastos diários por pessoa durante a viagem evita surpresas financeiras desagradáveis ao longo da viagem. O orçamento deve englobar as despesas com hospedagem, transporte (pessoal ou alugado), passagens, alimentação e opções de lazer. Caso não tenha muita experiência com viagens, o gasto com alimentação deve ficar em torno de R$ 100 diário, por pessoa.

Verifique o clima
Não adianta ir à praia e estar um tempo chuvoso. Assim, sempre verifique a previsão do tempo para estar preparado às condições climáticas do destino. Caso o clima não esteja tão favorável às atividades que deseja realizar durante a viagem, talvez seja necessário escolher novas datas, que, para viagens de última hora, devem ser mais flexíveis.

Reserve alojamento rapidamente
Com as datas definidas e as passagens compradas, é hora de reservar um alojamento. O ideal é buscar ofertas de última hora para economizar no orçamento. Existem diversas opções como hotel, hostels (que costumam alugar quartos compartilhados e são mais baratos) e casas ou apartamentos inteiros. Caso reserve um lugar inteiro para ter mais comodidade, é importante verificar se o local oferece itens básicos de higiene, como lençóis e toalhas, e itens de cozinha, como copos, pratos, panelas, talheres, fogão e botijão de gás, ou se possui gás encanado.

Documentação
Se pretende fazer uma viagem internacional, é importante verificar quais os documentos exigidos na imigração do país de destino. Alguns exigem passaporte e algumas vacinas específicas, como febre amarela, varicela, meningite, hepatite A e B, entre outras. Ainda, é importante contratar um seguro saúde antes das viagens, para estar coberto em caso de qualquer imprevisto. A maioria dos países não possui um sistema de saúde gratuito, como o Brasil.

Itens de praia e roupas leves
Na mala, opte por roupas leves e que combinem entre si. Roupas e toalhas de banho, chapéu, protetor solar e chinelos. Escolha sandálias baixas e abertas como uma opção mais leve e fresca para o clima quente de dias e noites. Escolha roupas de acordo com as atividades que queira fazer durante a viagem.

Lembre-se que viagens de última hora podem ser um pouco imprevisíveis, mas, com um planejamento rápido das coisas mais essenciais, a experiência pode ser tranquila e memorável.

Redação