Como impulsionar as vendas no Natal

Cotidiano

Final do ano é considerada a melhor época do ano para o comércio. A expectativa da Confederação Nacional do Comércio é de que mais de 132 milhões de consumidores injetem R$ 74 bilhões na economia com compras de Natal em 2023. Faltando menos de uma semana para a data, comerciantes de diversos setores devem estar preparados para conquistar consumidores que estão indo às compras na última hora. 

Segundo o especialista em vendas e educação corporativa, Alberto Marinho, ter vendedores prontos para atender os clientes é o primeiro passo para destacar-se em meio a diversos concorrentes. De acordo com Alberto, antes do cliente comprar qualquer produto ou serviço, ele compra o vendedor. “Por isso, treinar é, sem sombra de dúvidas, um fator decisivo para o sucesso de qualquer negócio”, frisou o especialista.

O especialista ainda afirma que ter uma equipe preparada, treinada e motivada vai ser um dos principais diferenciais do mercado. “Mais importante do que ter um preço competitivo, mais importante do que ter um produto com uma boa qualidade, é termos uma equipe treinada, focada em satisfazer e promover verdadeiras experiências junto aos clientes”, explica.

Alberto Marinho também ressalta estratégias importantes, que vão além do preço.

  • Identifique sua persona

De acordo com Alberto, é preciso identificar quem é a persona da sua empresa para entender o que vai interessar a ele. Ele explica que persona é diferente de perfil, persona é o cliente ideal que a empresa recebe. “Pegue as suas últimas vendas, os meses anteriores e você vai começar a entender quem te compra”, disse Alberto. Sabendo disso, você pode entrar em contato com esse cliente para ofertar algo que ele não tenha comprado ainda. “Lembre-se sempre que o produto ou o serviço mais vendido do mundo é aquele que é mais oferecido”, completou.

  • Tenha empatia

Uma outra coisa que pode ajudar nas vendas é a empatia. “Isso significa que não é vender por vender. É você se colocar no lugar do outro e entender a necessidade dele e trazer a melhor solução”, frisou o especialista em vendas. Para descobrir qual a necessidade do cliente é preciso ficar atento e observar a comunicação do cliente. “E tem uma pergunta que é crucial, por que você necessita deste produto? Ou porque você necessita deste serviço? Ao fazer essa pergunta o cliente te dará uma resposta e com essa resposta você vai nortear toda a sua venda”, explicou.

  • Venda é conexão

“E por fim não custa nada lembrar que vendas é relacionamento, é acima de tudo conexão”, afirmou Alberto. Então conecte-se com seu cliente, entre em contato com aqueles que já te compraram; preste um atendimento com muita empatia para quem não te conhece ainda. “Tenha uma abordagem acima da média que, com certeza ainda em dezembro, os seus resultados aumentarão”, finalizou.

Investindo em treinamentos

Ohana Brandão, empresária do ramo de moda praia e beach wear, levou as dicas de Alberto Marinho para toda sua equipe. Ela procurou um treinamento para conseguir um melhor resultado nas vendas, além de proporcionar uma melhor experiência de compra para os clientes e um atendimento humanizado.

“A equipe se sentiu estimulada para melhorar ainda mais e buscar grandes resultados. Apostamos que será um sucesso neste final de ano e durante todo o verão, que é a nossa alta temporada”, completou.

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