Peru é o melhor destino cultural e gastronômico do mundo

Gastronomia

O Peru continua ganhando múltiplos prêmios internacionais por sua fabulosa gastronomia, o que o consolida como um destino culinário imperdível. Até a UNESCO acaba de designar o famoso ceviche peruano como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, um valioso reconhecimento das práticas e significados associados à preparação e consumo deste emblemático prato peruano.

O Peru também foi escolhido como o melhor destino cultural e gastronômico do mundo, no World Travel Awards (WTA) 2023, o mais prestigiado e completo programa de premiações da indústria global de viagens, que celebra a excelência em diversos aspectos do turismo. e estabelece um padrão de qualidade reconhecido internacionalmente no setor.

Pela décima vez, o país recebeu o prêmio de melhor destino culinário, destacando-se de outros locais que também são grandes referências na gastronomia mundial, como Argentina, Colômbia, Espanha, Itália, França, Japão e Tailândia.

A WTA também reconheceu o Peru como “Melhor Destino Culinário da América do Sul”, “Melhor Destino Cultural da América do Sul” e “Melhor Destino Principal da América do Sul”. Machu Picchu também ganhou o prêmio de “Melhor Atração Turística da América do Sul”, destacando sua importância histórica e beleza única no continente.

9 restaurantes peruanos entre os melhores da América Latina

A culinária peruana também teve destaque nos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, evento que há mais de uma década premia o melhor da culinária latino-americana por seu talento, variedade, inovação e herança. O país liderou a lista duas vezes, com o primeiro lugar conquistado pelo restaurante Maido, do chef Mitsuharu ‘Micha’ Tsumura, e o prêmio de melhor sommelière para Florencia Rey, do mesmo estabelecimento.

No total, nove restaurantes peruanos aparecem no ranking. Deles, destacam-se Kjolle, que ficou em sétimo lugar, e Mayta, que está em 10º lugar.

Angélica Matsuda, presidente executiva da Comissão de Promoção das Exportações e Turismo do Peru (PROMPERÚ), expressou seu orgulho e satisfação pelas conquistas alcançadas. “Esses prêmios são um reflexo e reconhecimento do esforço coletivo de todos os peruanos e destacam a diversidade cultural e gastronômica do país, além de consolidar o Peru como líder mundial no turismo”, afirmou.

Onde estão localizados os restaurantes premiados?

É importante destacar que os três restaurantes que estão entre os 10 melhores restaurantes da América Latina estão localizados nos bairros mais turísticos de Lima. Maido e Mayta estão localizados no bairro de Miraflores, conhecido por seu extenso calçadão, de onde se pode contemplar o Oceano Pacífico, área que conta com uma ampla oferta hoteleira e gastronômica, além de múltiplas lojas comerciais e praias onde você pode surfar.

Enquanto isso, Kjolle está localizado em Barranco, um bairro boêmio e artístico, cujas ruas possuem murais, casarões antigos, galerias de arte, lojas exclusivas, além de bares e restaurantes.

Agência Guanabara