Viaje e descubra as bibliotecas nacionais espalhadas pelo Brasil

Brasil

Viajar é descobrir novos mundos e novas experiências. Mas há os que viajam em histórias, contos e romances. Os amantes da leitura têm a oportunidade de incluir no roteiro de viagem, as visitas a grandes bibliotecas nacionais, que reúnem conhecimento e uma excelente oportunidade de mergulhar nos diferentes aspectos da cultura nacional e local, explorando obras literárias, documentos históricos e manifestações artísticas.

Espalhadas pelo Brasil, a Agência de Notícias do Turismo trouxe alguns dos principais e mais bonitos centros literários do país que merecem estar em qualquer roteiro de viagem. Está pronto para começar essa jornada?

Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro

Listada entre as bibliotecas mais lindas de todo o mundo, o Real Gabinete Português de Leitura, na cidade do Rio de Janeiro, impressiona pela sua beleza e pelo seu valioso acervo literário.

Criada em 1837 por um grupo de refugiados políticos portugueses que haviam migrado para o Brasil, a biblioteca já funcionou em outros lugares até o prédio atual ser inaugurado em 1887 e ser transformado em lugar público em 1900.

São mais de 350 mil volumes, incluindo livros raros, esculturas, maquetes, manuscritos, entre outros.

Biblioteca Nacional de Brasília – Distrito Federal

No coração do Planalto Central, a biblioteca é ponto de parada obrigatório para quem visita a região. Ela faz parte do Complexo Cultural da República, e está localizada na Esplanada dos Ministérios.

Concebida junto ao plano original de Brasília, o local só veio de fato a ser construído mais de 40 anos após o primeiro decreto que a citava, e foi aberto ao público apenas em 2008.

Projetado com o objetivo de democratizar o acesso à informação, junto de outras edificações da capital, o edifício compõe uma paisagem urbana que possui importância histórica, arquitetônica e política para o Brasil.

Biblioteca Central do Estado da Bahia – Salvador

A primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina é um marco para a literatura brasileira. Ao longo de sua história foi objeto de várias ações de reconstrução e modernização, sendo que em 1988 completou-se a última grande reforma nas instalações físicas em sua atual sede.

A unidade possui um vasto acervo, com mais de 600 mil arquivos, que abriga uma diversidade de serviços que vão desde o setor especializado a pessoas cegas e de baixa visão, documentação baiana, obras raras e valiosas, periódicos e para o público infanto-juvenil.

Biblioteca Pública do Paraná – Curitiba

Situada em um edifício classificado como Patrimônio Cultural, esta biblioteca é uma excelente escolha para explorar durante sua visita a Curitiba.

Localizada no coração da cidade, próximo a outros atrativos turísticos da região central, é o passeio perfeito para quem gosta de bater perna. O espaço promove ainda aos visitantes, uma programação cultural rica com oficinas de criação literária.

Além da importância cultural, o local é considerado um marco da arquitetura modernista na cidade, tendo o projeto assinado pelo urbanista Lúcio Costa, junto com Oscar Niemeyer.

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa – Belo Horizonte

Localizada ao lado da Praça da Liberdade, o prédio público é também obra de Oscar Niemeyer, e tem como característica em sua arquitetura os traços modernistas do artista.

Além de abrigar um rico acervo de livros, há também obras em braile e audiolivros, publicações raras, acervo digitalizado e muito mais.

Sua programação cultural oferece exposições artísticas, já que o espaço conta com uma galeria de arte.

Biblioteca Pública Municipal de Porto Alegre

Com uma arquitetura neoclássica, o prédio começou a ser construído em 1912 e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Localizada no Centro Histórico da cidade de Porto Alegre, fica próxima a diferentes lugares culturais da cidade.

A biblioteca conta com um Clube da Leitura que promove atividades sobre literatura, com escritores, shows, recitais, oficinas, palestras, lançamentos de livros, entre outros.

Biblioteca Mário de Andrade – São Paulo

Na região da República fica a principal biblioteca pública da cidade de São Paulo, e uma das instituições culturais mais importantes do Brasil. Nomeada em homenagem ao escritor modernista brasileiro, Mário de Andrade, a biblioteca é reconhecida por sua extensa coleção e contribuição para a promoção da cultura.

Possui o segundo maior acervo do país, com salas com obras raras e materiais de grande importância histórica. Além de ser um importante espaço de pesquisa, também oferece diversas atividades e eventos culturais ao público, com uma programação que sempre se renova.

Assessoria de Comunicação