Jovem violista do sertão da Paraíba é grande promessa da música erudita brasileira

Cotidiano
O violista Pedro Silva, de 17 anos, da  cidade de Catolé do Rocha, com cerca de 30 mil habitantes no sertão da Paraíba, é uma das grandes promessas da sua geração. É o segundo ano que ele participa do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC). “Ele é um dos maiores talentos da sua geração em seu instrumento, talvez até a nível mundial”, afirmou o maestro, diretor artístico e idealizador do FEMUSC Alex Klein.
FESTIVAL – O Femusc terá a apresentação de 110 concertos e são todas gratuitas. Além disso, todos os grandes concertos também serão transmitidos no canal do YouTube do festival diariamente, a partir das 20h30. A transmissão ao vivo amplia o alcance do festival, permitindo que espectadores de todo o mundo apreciem a diversidade  musical apresentada durante o evento. De acordo com os organizadores do FEMUSC, mais de 30 mil pessoas devem acompanhar o festival até 20 de janeiro.

O violista foi muito aplaudido após fazer uma apresentação solo durante uma apresentação do FEMUSC na última semana.

O jovem começou a estudar viola aos 10 anos em um programa social da Paraíba de inclusão através da música e das artes. Desde agosto do ano passado, Pedro recebe, gratuitamente, aulas de viola pela Internet com o renomado professor americano Richard Young . “É incrível ter aulas com um professor do nível dele, é indescritível”, declarou o músico.

O violista diz que a música lhe abriu portas e que seu sonho é poder estudar no exterior.

Patrocínio e apoio
Através da Lei Rouanet, o maior festival-escola da América Latina tem o Banco Itaú como patrocinador pela primeira vez, além da WEG, Duas Rodas e Zanotti, que apoiam o evento desde a primeira edição. O FEMUSC também renovou, pelo terceiro ano, o apoio do Komprão Koch Atacadista e da Diamante Energia.

Patrocinadores e apoiadores têm papel crucial na sustentabilidade de eventos como o FEMUSC, uma vez que  contribuem para a promoção e preservação da herança cultural do país”, afirmou o diretor-executivo do festival, Fenísio Pires Júnior.

O  festival também tem outros apoiadores como o Centro Cultural Scar, Comunidade Apóstolo Pedro, Paróquia São Sebastião, Instituto Federal – IFSC, Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC), Instituto Martinelli, Ambiental, BMP, OCP, Monitor e Rádio Super Nova 101.9.

A&Z Comunicação