Pesquisa inédita do Ministério do Turismo coloca Campina Grande como destino com maior interesse dos brasileiros

Destaque Paraíba

O Ministério do Turismo divulgou, nesta segunda-feira (22), uma pesquisa inédita sobre o comportamento dos brasileiros quando o assunto é viagem. O levantamento “Tendências de Turismo” trouxe dados que ajudam a entender melhor o perfil, o comportamento e o planejamento da população brasileira, em especial durante o período de Verão e para o ano de 2024. 

De acordo com a pesquisa, 69% dos brasileiros fazem uma viagem a lazer por ano. O estudo dá protagonismo a Campina Grande (PB), um destino que está em expansão e evidência, reflexo de ações que estão sendo realizadas pelo Governo da Paraíba, com maior promoção do destino e ampliação da malha aérea em parceria com as companhias Azul e Latam Brasil.

LITORAL – Os destinos de Sol e Praia lideram a preferência de 51% dos viajantes que vão arrumar as malas, seguido de rural/campo (9%) e natureza/ecoturismo (9%).

De acordo com o estudo, 52% dos brasileiros disseram que viajam a lazer com frequência e começam a planejar a viagem com três meses de antecedência, sendo 30% com apenas um mês. Desses, 55%  viajam com a família, 22% casal, 15% com amigos e 11% sozinhos.

As belezas naturais aliadas com bons preços e a possibilidade de encontrar amigos e familiares são os principais fatores que os brasileiros consideram na hora de escolher seu destino turístico. Entre os roteiros dos viajantes, as regiões Nordeste (42%) e Sudeste (41%) são os destinos preferidos para as férias dos brasileiros que irão viajar pelo Brasil.

Nesse recorte, o levantamento ainda apontou que todos os estados do Nordeste foram citados no ranking dos 15 mais preferidos. Ao todo foram nove estados do Nordeste, três do Sudeste e três do Sul. A Paraíba teve 3% de entrevistados citando o estado, mesmo percentual do Sergipe, Rio Grande do Norte e Piauí. São Paulo e Rio de Janeiro lideram esse ranking com 15% das citações, seguidos pela Bahia (11%), Ceará (9%0 e Santa Catarina e Pernambuco (7%).

 

No recorte destinos que os brasileiros possuem maior interesse em visitar em 2024, Campina Grande (PB) como a décima primeira cidade mais citada, com 5%, mesmo percentual de Manaus (AM) e Ilha de Marajó (PA),

Ao todo, foram 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A amostra da pesquisa levou em consideração a distribuição proporcional da população brasileira de acordo com sexo, idade, região, escolaridade e renda.

Acesse AQUI a pesquisa completa.

Fábio Cardoso com assessoria de imprensa