Peça solta no motor aborta decolagem de avião presidencial em Campina Grande. Conserto deve demorar uma semana

Cotidiano

Uma equipe da FAB – Força Aérea Brasileira já trabalha no conserto do  motor do avião presidencial que está no Aeroporto de Campina Grande/João Suassuna desde a última segunda-feira (22). Conforme o TURISMO EM FOCO apurou, o conserto deve terminar somente em uma semana e o avião deve retornar à Brasília apenas na sexta-feira (02).

Na segunda-feira, o Embraer 190 presidencial pousou em Campina Grande com uma comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para fazer uma vistoria no aeroporto e na região, para planejar o esquema de segurança durante a ida de Lula a Patos – distante 300 km – onde entregaria 856 casas do Programa Minha Casa Minha Vida.

Essa agenda foi cancelada ainda durante essa vistoria e a comitiva chegou a embarcar no avião para retornar a Brasília, quando os pilotos detectaram um alerta de mau funcionamento do motor, abortando a decolagem. Um avião da FAB chegou com uma equipe de mecânicos para fazer uma avaliação. Foi detectado que uma peça do motor havia se soltado já com o avião em solo, sem risco algum para todos os tripulantes.

Por ser um conserto complexo e que demanda tempo, houve a necessidade de recorrer a uma equipe de mecânicos maior, que chegou com as peças necessárias para a troca e funcionamento normal e seguro do motor. Neste domingo (28), está programada uma nova operação trazendo dessa vez um motor do Embraer 190.

RETORNO – Após algumas horas em solo e reabastecimento, o avião multimissão Embraer KC-390 (FAB 2857) decolou com destino a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Fábio Cardoso