FAB traz novo motor para ser montado no avião presidencial que está em Campina Grande desde segunda-feira

Cotidiano

Procedente da Base Aérea de Brasília, pousou, na tarde deste domingo (28), no Aeroporto de Campina Grande/João Suassuna, o Embraer KC-390 Millenium da FAB (Força Aérea Brasileira), que trouxe a bordo um motor General Eletric CF34-10E que será instalado no avião presidencial que encontra-se em manutenção no pátio 1 desde segunda-feira passada. Após descarregamento, a aeronave decolou rumo à Base Aérea de Natal (RN).

O trabalho de montagem do novo motor do avião presidencial deve ser concluído até quinta-feira (01), conforme apurou o TURISMO EM FOCO. O avião deve retornar para Brasília no dia seguinte.

Desde segunda, uma equipe da FAB – Força Aérea Brasileira trabalha no conserto do motor do avião presidencial. O Embraer 190 pousou em Campina Grande com uma comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para fazer uma vistoria no aeroporto e na região, para planejar o esquema de segurança durante a ida de Lula a Patos – distante 300 km – onde entregaria 856 casas do Programa Minha Casa Minha Vida.

Essa agenda foi cancelada ainda durante essa vistoria e a comitiva chegou a embarcar no avião para retornar a Brasília, quando os pilotos detectaram um alerta de mau funcionamento do motor, abortando a decolagem. Um avião da FAB chegou com uma equipe de mecânicos para fazer uma avaliação. Foi detectado que uma peça do motor havia se soltado já com o avião em solo, sem risco algum para todos os tripulantes.

Por ser um conserto complexo e que demanda tempo, houve a necessidade de recorrer a uma equipe de mecânicos maior, que chegou com as peças necessárias para a troca e funcionamento normal e seguro do motor.

Fábio Cardoso – Fotos Instagram do CPV