Cultura oriental se mantém fortalecida em locais da capital paulista

Brasil

Em 2024, será celebrado os 115 anos da chegada da Imigração japonesa no Brasil. O território brasileiro é o local onde está a maior concentração de orientais fora do Japão. Já o estado de São Paulo tem uma grande importância nessa história levando em conta que boa parte da imigração japonesa veio ao estado em busca de trabalho nas lavouras de café. Com isso, não é raro ver locais, restaurantes, pratos, músicas e outros detalhes paulistas que tenham influência da cultura nipônica em sua formação.

Quer conhecer mais sobre alguns lugares que mantêm viva a cultura japonesa? Vamos apresentar para você!

Bairro da Liberdade

Se existe um bairro em São Paulo que respira a cultura japonesa, sem dúvidas, é o bairro da Liberdade. No local, tradições e costumes orientais são muito comuns e você pode encontrar desde mercados até restaurantes que trazem novidades e nos aproximam da cultura japonesa.

No próprio bairro você pode conhecer o Jardim oriental, provar comidas e bebidas típicas, conhecer bares com estética japonesa, descobrir produtos que são comuns de vender no Japão e muito mais!

Museu da Imigração Japonesa no Brasil

O local que possui o maior acervo relacionado a história da imigração japonesa em terras brasileiras conta com mais de 97 mil itens entre fotos, quadros, vídeo, utensílios, entre outros.

O Museu foi idealizado com o intuito de que os imigrantes conseguissem passar adiante sua história e costumes para as gerações futuras.

ASKA

Considerado o primeiro restaurante de lámen de São Paulo, o ASKA segue uma linha tradicional de construção japonesa. Fundado por Takeshi Ito, que faleceu no início de 2023, é constantemente procurado e tem preços acessíveis para quem curte o prato principal, o lámen, e outras iguarias orientais.

O restaurante mudou de endereço recentemente, mas está a pouquíssimos metros do antigo local: Rua Barão de Iguape, 260.

Japan House

Criada pelo governo japonês, o projeto Japan House é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional. Um lugar equilibrado, inovador e diferenciado, assim como o povo e a cultura japonesa. Um ambiente que transmite hospitalidade e inovação, oferece lazer e é parte ativa do dia a dia de diversas pessoas. Um intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo, capaz de produzir grandes oportunidades e atrair visitantes para novas experiências e atividades.

Laghetto Stilo São Paulo

Em relação a hospedagem, unindo a tradição gaúcha com a cultura oriental, o Laghetto Stilo São Paulo é uma excelente opção. Próximo a Avenida Paulista e com uma rota de passeios imperdíveis para quem vem a São Paulo. O local ocupa o prédio onde funcionou o saudoso Matsubara, atraindo diversos turistas orientais com os detalhes que remetem à cultura japonesa.

“É muito importante manter viva a cultura oriental em nosso hotel. Recebemos turistas orientais e eles se sentem muito acolhidos por ver os detalhes da cultura deles serem tão valorizados por nós. Os hóspedes que não são orientais também ficam encantados com a riqueza de detalhes. É uma cultura muito rica e que muito agregou com a história brasileira”, afirma Antônio Britto, gerente geral do hotel.

No hotel é possível encontrar armaduras utilizadas por samurais durante o período feudal japonês, espadas, doces japoneses no café da manhã e diversos objetos e detalhes decorativos japoneses na decoração do prédio. Além disso, o Laghetto Stilo São Paulo conta com restaurante próprio, pet friendly, fitness center 24h, Internet Wi-fi e estacionamento privativo.

Assessoria de imprensa