CLIA Brasil se reúne com Ministério de Minas e Energia para tratar sobre combustíveis alternativos e energia elétrica nos portos

Cotidiano

Na última semana, Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil esteve no Ministério de Minas e Energia para uma reunião com a equipe do Secretário Pietro Mendes e com os diretores Renato Dutra e Frederico Teles. Na pauta, estiveram temas prioritários para a Indústria de Cruzeiros, como a descarbonização das atividades do setor,  avanços nos combustíveis alternativos e disponibilização de energia elétrica nos portos para ligação direta nos navios de cruzeiros.

A CLIA trabalha com a meta de reduzir as emissões de carbono em 40% até 2030, comparado com 2008, e de zerá-las até 2050, e, para isso, são necessárias políticas públicas para investimentos em biocombustíveis, sintéticos e metanol ou hidrogênio verdes.

“Essa reunião foi muito importante para que possamos trilhar os próximos passos do trabalho que mescla iniciativas do governo e atuações das empresas do setor de cruzeiros. As companhias marítimas têm investido significativamente para que os navios de cruzeiro possam se conectar à eletricidade nos portos, permitindo que os motores sejam desligados. 98% dos navios em construção até 2028 estarão preparados para esse tipo de conexão e os portos precisam se preparar para isso, além da necessidade de um trabalho colaborativo em relação aos combustíveis alternativos, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil..

Agência Guanabara