LATAM fecha parceria no Recife para transformar em novos produtos os tecidos usados nos voos

Aviação Brasil

A LATAM acaba de anunciar que a RODA DESIGN CIRCULAR é o terceiro parceiro brasileiro do seu programa Segundo Voo, que promove a reutilização criativa de materiais (upcycling) para reduzir o impacto ambiental da sua operação e estimular a economia criativa. A instituição foi criada no Recife (PE) para gerar novos produtos economicamente viáveis e produzidos com o material descartado por empresas. Inicialmente, a parceria da LATAM com a RODA vai transformar criativamente os tecidos de tapeçaria usados e obsoletos, incluindo itens em couro e o revestimento das poltronas das aeronaves, além de uniformes usados. Na primeira etapa do programa, até 12 toneladas de retalho de couro usado das aeronaves serão transformados em novos produtos para consumo.

“Ampliar o escopo dos projetos com foco em sustentabilidade e impacto social da LATAM é um dos objetivos da companhia, e a parceria com a RODA nos permite envolver positivamente comunidades do Nordeste, uma região muito importante para nós”, comenta Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil. “Ficamos muito entusiasmados em conhecer o trabalho da RODA, não apenas pelos produtos de alto padrão feitos a partir de tecidos usados, mas pela forma como empregam o conceito de valor compartilhado na prática”, conclui.

A parceria da LATAM com a RODA prevê uma segunda etapa ainda neste ano para transformar a tapeçaria usada ou obsoleta das aeronaves. O processo vai considerar toda a cadeia produtiva, envolvendo e empoderando na produção dos novos itens as comunidades do Recife e região.

“Acreditamos em fomentar a cultura do consumo consciente e do reaproveitamento por meio do design circular. Com o pensamento de reutilizar, transformar e criar a partir de peças que já cumpriram com sua função, podemos contribuir para uma economia mais sustentável”, comenta Mariana Amazonas, mestra em Design Thinking Ecológico e uma das fundadoras da RODA. “O material doado pela LATAM é que irá nos mostrar que tipo de produto poderá ser produzido a partir dele, considerando não apenas a estética e a funcionalidade, mas também como o processo produtivo poderá impactar positivamente pessoas em nossa região”, complementa.

Assessoria de imprensa