Em Pilões, Prefeitura apresenta roteiro de turismo criativo para agências de viagens de todo o país

Destaque Paraíba

Com participação em Feiras de Turismo, a Prefeitura de Pilões apresenta às agências de viagens o roteiro “Pilões, Rota Criativa”, a mais diversificada do Brejo Paraibano, oferece opções de passeios no Museu de Arqueologia, Memorial Casa de Farinha, Cachoeiras, Rapel, Gastronomia, Floricultura e muito espaço ao ar livre para aproveitar momentos em contato com a natureza. De acordo com a secretaria executiva de turismo de Pilões, são mais de 10 empreendimentos turísticos na Rota.

“Organizamos o turismo em Pilões de forma comercial para chegar aos turistas com propostas inovadoras e criativas. Hoje vivemos uma nova realidade no turismo de Pilões, pois geramos renda e emprego, através do turismo e isso é motivo de orgulho. Entendemos bem que gestão pública e iniciativa privada precisam andar juntos para desenvolver o turismo local. Acreditamos que estamos no caminho certo!”, comentou a prefeita Socorro Brilhante.

Cachoeira de Ouricuri – Pilões – PB

Com o seu maior potencial turístico rural, o município tem a Cachoeira de Ouricuri, Cachoeira da Manga e Pedra do Cruzeiro, que oferece o Rapel mais alto da Paraíba, com altura de 200m, têm como principais atrativos onde recebem centenas de turistas semanalmente. Além disso, é possível apreciar o belíssimo pôr do Sol, no alto da Pedra do Cruzeiro.

Rapel da Pedra do Cruzeiro – Pilões – PB

Aos visitantes e amantes da história, o município sedia o Museu de Arqueologia de Pilões, o primeiro do Estado no segmento. Abriga mais de 20 urnas funerárias com, aproximadamente, 700 a 800 anos, e pertencentes as tribos indígenas Tupis e Aratus. O museu expõe mais de 200 peças arqueológicas e conta com espaço de exposição temporária de artistas locais e regionais.

Um lugar de boas lembranças e que faz muitos dos visitantes recordarem bons momentos que ficaram na memória, este, é o Memorial Casa de Farinha que traz esse apego emocional por seu formato histórico e artesanal, causando surpresa por ser um remanescente da tradição. Existe desde 2012 e o plantio forte é a macaxeira, a qual é a matéria prima para fabricação da farinha. Todo o processo é feito no Memorial, a começar do plantio, colheita, até o preparo da farinha. São seis mulheres e um homem que constituem a equipe. Um diferencial particular proposto são as tapiocas coloridas, as massas de mandioca ganham cores e sabores, como a rosa que é de beterraba, amarela de açafrão da terra e a marrom de chocolate.

A Casa é aberta para turismo e possui dois pacotes de experiência no local: 1º visitação + coffee break + apresentação de cantigas. 2º Vivência e experiência – produz a farinha junto com a equipe + coffee break + apresentação de cantigas.

Tapioca Colorida – Memorial Casa de Farinha – Pilões – PB

Com os 47 degraus para chegar ao Sagrado Coração de Jesus, a paróquia da região central de Pilões, que já é conhecida por sua escadaria que leva até a entrada. A paróquia centenária de caráter neoclássico tem as missas celebradas todas as quartas, quintas e domingos.

Igreja Centenária Sagrado Coração de Jesus

No turismo de base comunitária, temos a Cooperativa de Floricultores da Paraíba – Cofep, que no ano de 2005, foi colhida a primeira flor em estufa da Paraíba desde então, o cultivo cresce e já traz reconhecimento ao município e toda região do Brejo. A Cofep produz cerca de 200 a 400 pacotes de flores por semana, vendendo para todo estado, como também para estados vizinhos, como Pernambuco e Rio grande do Norte. São diversos tipos de flores, desde flores do campo, margaridas e gérberas. Atualmente, a cooperativa faz parte da Rota das Flores, desenvolvida pelo Sebrae.

Durante o percurso do Roteiro, podemos visitar a 1ª Fábrica de Cocada Artesanal do Brasil, na Vila Pau D’arco, na zona rural. E próximo temos o Bistrô Rural Targino’s Sítio, com experiência de gastronômica com vinhos, frios e fogueira.

O turismo criativo conta com a feira Sexta Cultural, com exposição de artesanato e gastronomia em Praça Pública. Já o aconchego, do simples ao luxo, Pilões sedia 12 pousadas com mais de 50 leitos, na zona rural e urbana.

O secretário executivo de turismo, Jaime Souza, comenta de sua participação em feiras de turismo. “O roteiro ‘Pilões, Rota Criativa’, ganhou espaço em rodadas de negócios nas feiras de turismo que participamos nos Estados de Ceará, Fortaleza, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Nas feiras, tivemos acesso às agências de turismo de todo o Brasil e ficaram encantados e curiosos em conhecer o nosso município. Pilões está se destacando no Brejo Paraibano por receber visitantes dos países Alemanha, Noruega e Guiné Bissau. O turismo é uma construção e ainda não terminamos. Ainda vem muita coisa boa!”, frisou.

Museu de Arqueologia de Pilões

 

ASCOM Prefeitura de Pilões