Bloco Muriçocas do Miramar desfila nesta quarta-feira e faz homenagem a Chico César

Destaque Eventos Culturais

O bloco Muriçocas do Miramar desce a Via Folia nesta quarta-feira, 7, com seis trios elétricos puxados por Mestre Fuba, Chico César, que é o artista homenageado pelo bloco, Juzé, Madu Ayá, Capilé e Rai Saia Rodada. Alguns terão convidados: Fuba terá no trio cantando com ele Lukete; Chico César convidou Seu Pereira; Juzé e seu bando terá a participação de Juba, filho de Alceu Valença, SouLucas, Lukete e Viton Recwave; e Madu Ayá vem com Renata Arruda, banda Vírus, Arquisa e Flávio Moreira.

Mestre Fuba, que é puxador oficial do bloco desde o início, desfila no primeiro trio e vai interpretar suas composições que exaltam a capital da Paraíba, entre elas o famoso Hino das Muriçocas. Chico César, que está comemorando 60 anos, puxa outro trio numa apresentação com a banda Macho e Feme, com repertório de base no seu último disco “Vestido de amor”. Ele se define como um apaixonado pelo carnaval: “Não se trata apenas de uma festa, é algo autêntico, uma verdadeira imersão cultural em que a magia da música e a energia da dança se encontram” disse.

Juzé e seu bando vão fazer uma apresentação enfocando o carnaval do nordeste e seus grandes compositores com um show empolgante: “Tudo é muito especial: o show, o repertório, o figurino, a magia. O que tem que ter e o que o povo espera” disse ele sobre a apresentação. Já Madu Ayá terá no repertório clássicos do axé de Olodum e Araketu, músicas solares, como ela define e vai até lançar música autoral, na avenida. Capilé, que já tocou nos principais carnavais do nordeste, vai levar para o bloco das Muriçocas um repertório com uma mistura de axé retrô, frevos, sambas: “um carnaval total”, como ele enfatiza Já Rai Saia Rodada vem com seu forró eletrônico repaginado e sucessos especialmente para o desfile das Muriçocas. Ele já abriu muitas prévias este ano e lançou até musicas novas.

Os trios elétricos iniciam a descida da Via Folia a partir das 21h30 e ficarão na área dos camarotes por 15 minutos. Antes disso, a partir das 19h, grupos de maracatus, afoxés, orquestras de frevo e ala ursas já fazem a animação dos foliões na concentração na Praça das Muriçocas e na avenida Tito Silva.

O início do desfile dos trios acontece quando o estandarte de 2024, confeccionado pela artista plástica Flora Santos, vai ser apresentado e se une aos outros no Cordão dos Estandartes, que será animado pelas orquestras Splok e Picadinho, com a presença da diretoria do bloco e foliões fundadores. O bloco Muriçocas do Miramar, que deu início ao movimento Folia de Rua no ano de 1987, é Patrimônio Imaterial e Cultural da Paraíba.

Confira a programação dos trios elétricos:
1. Trio Xavante – Fuba – Participação de Lukete
2. Trio Metrô – Madu Ayá – Participação de Renata Arruda e outros
3. Trio Oxigênio – Chico César – convidado Seu Pereira
4. Trio Zeus – Juzeh – Participação de Lukete
5. Trio Capilé – Capilé
6. Trio Bruttos – Raí Saia Rodada

Assessoria de imprensa