Rota dos Festejos Juninos do Vale dos Sertões vai valorizar a cultura e aumentar sentimento de pertencimento

Destaque Eventos Culturais

A Paraíba está ganhando um novo roteiro cultural que tem como principal objetivo criar empregos e renda durante todo o ano e, sobretudo, criar um sentimento maior de pertencimento das comunidades que passarão a ser protagonistas da Rota dos Festejos Juninos que irá reunir os municípios da Região Vale dos Sertões. O lançamento acontece nesta quinta-feira (15), no Sebrae de Patos, e conta com a parceria do Sebrae e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo). 

Inicialmente a Rota contará com os municípios de Patos, São Mamede e Santa Luzia. Neles, conforme a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim, as pessoas poderão vivenciar mais de perto todo o processo de construção dos festejos juninos, desde uma visita a uma igreja onde se realiza um casamento coletivo em junho (em Santa Luzia), degustar comidas típicas da época como milho assado, pamonha, canjica e tapioca, ou então experimentar alguns passos de dança das quadrilhas juninas locais. 

TRADIÇÃO – Regina Amorim diz que Rota Junina irá valorizar a cultura de cada município

Regina Amorim explica que as pessoas têm arraigadas na mente que festas juninas são promovidas pela iniciativa privada e prefeituras, com grandes estruturas e nomes de expressão da música brasileira. A Rota Junina segue o caminho totalmente inverso, buscando valorizar justamente a tradição de cada festa e as pessoas que estão desenvolvendo alguma atividade cultural alusiva aos festejos juninos durante todo o ano e não apenas no período de junho a julho.

“A gente está assumindo o desafio e quebrando paradigmas, porque, tudo que acontece nas festas juninas já existe nos municípios, só não as bandas de fora que as prefeituras adoram contratar. O resto é das comunidades e é esse pertencimento dessas comunidades que precisa ser repassado para os turistas que visitam essas cidades, esses lugares, o ano inteiro e que podem gerar renda adicional para todos’, afirma Regina Amorim.

Inseridos na Rota, os meios de hospedagem e restaurantes passarão a manter o ano inteiro seus ambientes decorados com alusão aos festejos juninos porque, no momento em que uma agência de turismo fechar grupos para os municípios, as visitas serão nesses locais estrategicamente preparados para que todos vivenciem esses momentos, reforçando o sentimento de pertencimento e mantendo a tradição junina. 

Para desenvolver a Rota Junina foi feito um estudo do potencial de cada cidade que contou com a participação de representantes tanto da iniciativa privada como da pública. “Será uma experiência maravilhosa para todos, que vão conhecer as festas juninas autênticas, singulares, tradicionais e culturais. Todos terão a oportunidade de dançar um forró pé de serra, interagir com os quadrilheiros, degustar o pé de moleque, a pamonha ou tapioca todos os dias do ano”, comemora Regina Amorim.

Fábio Cardoso