ABHI-PB participa de mobilização nacional em Brasília em defesa da Perse

Hotelaria

Uma comitiva de hoteleiros da Paraíba participou, nesta terça-feira (05), da mobilização organizada pela FPHotel (Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira) e por frentes parlamentares do setor de turismo e eventos e associações dos segmentos, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional). O ato foi em defesa do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), no plenário do Senado Federal.

A mobilização contou com a participação de mais de mil pessoas e representou, no entendimento do presidente da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Rodrigo Pinto, um momento histórico para a hotelaria brasileira. 

Durante a mobilização, os hoteleiros fizeram visitas aos gabinetes dos parlamentares no Senado Federal e da Câmara de Deputados para mostrar a importância da iniciativa para o setor de turismo e eventos. Foi distribuído material impresso com informações sobre o programa. 

Para os representantes da Frente Parlamentar Mista, a medida provisória 1202 contraria a decisão suprema da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que aprovaram o programa por três vezes, incluindo um acordo com o atual governo federal há menos de um ano, e antecipa para abril deste ano a volta da cobrança de impostos que só seriam pagos a partir de 2027. A FPhotel também destaca que os recursos para o programa já estão previstos na Lei Orçamentária de 2024.

O Perse foi aprovado em maio de 2021 e desempenhou um papel crucial na recuperação de empresas do setor de turismo, viagens e eventos, segmentos que somam 3,7 milhões de postos de trabalho e representam 4,5% do PIB nacional. Apenas em 2023, geraram mais de 234 mil novos empregos e aumentaram a arrecadação do governo federal, através de renegociação de dívidas fiscais, em mais de 28 bilhões de reais. 

Fábio Cardoso com assessoria de imprensa – @turismoemfoco_brasil