Aena Brasil entrega um Aeroporto Castro Pinto ampliado e totalmente reestruturado, nesta sexta-feira (08)

Destaque Paraíba

A Aena Brasil entrega para o mercado de aviação comercial brasileiro, nesta sexta-feira (08), o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa totalmente reformado e ampliado. A solenidade terá início às 13h30 na nova sala de embarque internacional e contará com as presenças de diversas autoridades e representantes do trade turístico.

De acordo com a Aena, com a ampliação do terminal de passageiros, dos pátios de aeronaves e melhorias significativas na pista de pousos e decolagens, as infraestruturas foram completamente renovadas e todas as áreas operacionais ganharam até o dobro do espaço, com aumento das salas de embarque e desembarque e redistribuição do fluxo de passageiros, tornando a experiência dos usuários muito mais confortável. Com as mudanças, a capacidade operacional do aeródromo será 80% maior.

Nesta quinta-feira (07), o diretor de Relações Institucionais da Aena, Marcelo Bento, participou do projeto Café com Turismo promovido pela Abrajet-PB (Associação Brasileira dos Jornalistas e Escritores de Turismo na Paraíba), oportunidade em que falou sobre o estupendo crescimento do aeroporto em relação ao movimento de passageiros, bem como revelou que o Castro Pinto deve ser um dos primeiros aeroportos da concessionária a receber novo aporte de investimentos, resultado desse aumento expressivo de demanda. 

O executivo da concessionária afirmou que o setor aeroportuário é um dos que mais contribuem para o crescimento da economia onde há um aeroporto instalado. De acordo com ele – dados coletados pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), a cada um emprego gerado nos aeroportos, são criados outras 17 vagas; cada um real gasto, são injetados outros sete reais na economia; 5% do PIB (Produto Interno Bruto) são gerados pelas atividades relacionadas ao turismo.

Os passageiros e frequentadores do Castro Pinto estão ganhando uma série de benefícios com a nova estrutura e, acima de tudo, mais e novas opções de comércio. O TURISMO EM FOCO recebeu com exclusividade uma relação das empresas que estarão oferecendo serviços para passageiros e passantes do aeroporto. 

Alimentação no aeroporto de João Pessoa:

Piso térreo: Delta expresso.

1°andar: Sala vip Advantage Vip Lounge, Delta Expresso, Salchipão Brasil, Casa do bife, Bitte Burger & co. 

Na sala de embarque: Delta Expresso, Subway, Boleria das Marias, Salchipão Brasil, em breve novas opções serão  inauguradas.

Expectativa de nova etapa de investimentos no aeroporto

Rosália Luca disse que existe demanda para uma nova etapa de ampliação do aeroporto de João Pessoa.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, disse que o processo de reestruturação do Aeroporto Castro Pinto tem permitido que haja um crescimento maior da malha aérea nacional. Ela citou que recentemente o aeroporto bateu um recorde histórico de 50 operações em apenas um dia e que isso foi possível já a partir da nova estrutura com as áreas internas ampliadas e, principalmente, o pátio que teve aumento da capacidade de receber aeronaves ao mesmo tempo – passando de cinco para oito posições das quais duas pontes de embarque.

“O Governo do Estado tem trabalhado para ampliar a nossa malha aérea a partir do crescimento do aeroporto” , enfatizou a secretária.  Rosália afirmou ainda que os números de crescimento da movimentação de passageiros já sugerem a necessidade de uma nova etapa de ampliação do equipamento. 

O presidente da ABIH-PB (Associação Brasileiro da Indústria Hoteleira seccional Paraíba), Rodrigo Pinto, disse que esteve no aeroporto na madrugada de segunda-feira (04) e que pode presenciar e usufruir das melhorias estruturais do Aeroporto Castro Pinto. “Ele vem proporcionar mais conforto, com a ampliação dos portões de embarque, assim como as novas opções no espaço de alimentação. Uma importantíssima iniciativa que irá contribuir com a demanda de turistas em nossa região”, afirmou o empresário.

Daniel Rodrigues afirma que o Aeroporto Castro Pinto eleva o nível de atendimento e serviços aos turistas e reestruturação colocará João Pessoa em um nível ainda maior entre os principais destinos turísticos do país.

Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, a ampliação do Aeroporto de João Pessoa elevou ainda mais a importância do destino dentro do cenário nacional. De acordo com ele, assim que assumiu a Pasta, teve a iniciativa de procurar dialogar com os diretores da Aena Brasil para se inteirar sobre o projeto. “O crescimento acelerado e sustentável do turismo da capital paraibana precisa dessa reestruturação do nosso aeroporto e podemos dizer que temos um aeroporto novo, ampliado, mais confortável e muito mais acessível a todos”, disse.

O presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo) Ferdinando Lucena destacou a inauguração da nova estrutura do Aeroporto Castro Pinto como um momento importante para o turismo da Paraíba. Na opinião dele essa nova estrutura deverá acarretar em aumento no número de voos, consequentemente com mais passageiros chegando e saindo da capital paraibana. “O aeroporto, além de estar maior, oferece mais conforto e segurança para os passageiros. A Aena cumpriu com todo o cronograma do projeto e tem sido uma grande parceria neste momento de reafirmação do nosso turismo “, pontuou o executivo. Assim como Rosália Lucas, Ferdinando Lucena entende que existe espaço para que o Castro Pinto entre no radar da concessionária para uma nova etapa de investimento no aeroporto.

Fábio Cardoso – @turismoemfoco_brasil