
A Aena Brasil entrega para o mercado de aviação comercial brasileiro, nesta sexta-feira (08), o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa totalmente reformado e ampliado. A solenidade terá início às 13h30 na nova sala de embarque internacional e contará com as presenças de diversas autoridades e representantes do trade turístico.
De acordo com a Aena, com a ampliação do terminal de passageiros, dos pátios de aeronaves e melhorias significativas na pista de pousos e decolagens, as infraestruturas foram completamente renovadas e todas as áreas operacionais ganharam até o dobro do espaço, com aumento das salas de embarque e desembarque e redistribuição do fluxo de passageiros, tornando a experiência dos usuários muito mais confortável. Com as mudanças, a capacidade operacional do aeródromo será 80% maior.
Nesta quinta-feira (07), o diretor de Relações Institucionais da Aena, Marcelo Bento, participou do projeto Café com Turismo promovido pela Abrajet-PB (Associação Brasileira dos Jornalistas e Escritores de Turismo na Paraíba), oportunidade em que falou sobre o estupendo crescimento do aeroporto em relação ao movimento de passageiros, bem como revelou que o Castro Pinto deve ser um dos primeiros aeroportos da concessionária a receber novo aporte de investimentos, resultado desse aumento expressivo de demanda.
O executivo da concessionária afirmou que o setor aeroportuário é um dos que mais contribuem para o crescimento da economia onde há um aeroporto instalado. De acordo com ele – dados coletados pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), a cada um emprego gerado nos aeroportos, são criados outras 17 vagas; cada um real gasto, são injetados outros sete reais na economia; 5% do PIB (Produto Interno Bruto) são gerados pelas atividades relacionadas ao turismo.
Os passageiros e frequentadores do Castro Pinto estão ganhando uma série de benefícios com a nova estrutura e, acima de tudo, mais e novas opções de comércio. O TURISMO EM FOCO recebeu com exclusividade uma relação das empresas que estarão oferecendo serviços para passageiros e passantes do aeroporto.
Alimentação no aeroporto de João Pessoa:
Piso térreo: Delta expresso.
1°andar: Sala vip Advantage Vip Lounge, Delta Expresso, Salchipão Brasil, Casa do bife, Bitte Burger & co.
Na sala de embarque: Delta Expresso, Subway, Boleria das Marias, Salchipão Brasil, em breve novas opções serão inauguradas.
Expectativa de nova etapa de investimentos no aeroporto

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, disse que o processo de reestruturação do Aeroporto Castro Pinto tem permitido que haja um crescimento maior da malha aérea nacional. Ela citou que recentemente o aeroporto bateu um recorde histórico de 50 operações em apenas um dia e que isso foi possível já a partir da nova estrutura com as áreas internas ampliadas e, principalmente, o pátio que teve aumento da capacidade de receber aeronaves ao mesmo tempo – passando de cinco para oito posições das quais duas pontes de embarque.
“O Governo do Estado tem trabalhado para ampliar a nossa malha aérea a partir do crescimento do aeroporto” , enfatizou a secretária. Rosália afirmou ainda que os números de crescimento da movimentação de passageiros já sugerem a necessidade de uma nova etapa de ampliação do equipamento.
O presidente da ABIH-PB (Associação Brasileiro da Indústria Hoteleira seccional Paraíba), Rodrigo Pinto, disse que esteve no aeroporto na madrugada de segunda-feira (04) e que pode presenciar e usufruir das melhorias estruturais do Aeroporto Castro Pinto. “Ele vem proporcionar mais conforto, com a ampliação dos portões de embarque, assim como as novas opções no espaço de alimentação. Uma importantíssima iniciativa que irá contribuir com a demanda de turistas em nossa região”, afirmou o empresário.

Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, a ampliação do Aeroporto de João Pessoa elevou ainda mais a importância do destino dentro do cenário nacional. De acordo com ele, assim que assumiu a Pasta, teve a iniciativa de procurar dialogar com os diretores da Aena Brasil para se inteirar sobre o projeto. “O crescimento acelerado e sustentável do turismo da capital paraibana precisa dessa reestruturação do nosso aeroporto e podemos dizer que temos um aeroporto novo, ampliado, mais confortável e muito mais acessível a todos”, disse.
O presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo) Ferdinando Lucena destacou a inauguração da nova estrutura do Aeroporto Castro Pinto como um momento importante para o turismo da Paraíba. Na opinião dele essa nova estrutura deverá acarretar em aumento no número de voos, consequentemente com mais passageiros chegando e saindo da capital paraibana. “O aeroporto, além de estar maior, oferece mais conforto e segurança para os passageiros. A Aena cumpriu com todo o cronograma do projeto e tem sido uma grande parceria neste momento de reafirmação do nosso turismo “, pontuou o executivo. Assim como Rosália Lucas, Ferdinando Lucena entende que existe espaço para que o Castro Pinto entre no radar da concessionária para uma nova etapa de investimento no aeroporto.
Fábio Cardoso – @turismoemfoco_brasil