Aeroporto de João Pessoa deve um dos primeiros a receber novos investimentos da Aena Brasil

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O diretor de Relações Institucionais da Aena Brasil, Marcelo Bento, revelou, nesta quinta-feira (05), que o Aeroporto Internacional de João Pessoa/Presidente Castro Pinto deve ser um dos primeiros equipamentos da concessionária no país a receber novos investimentos de ampliação. O aeroporto será inaugurado nesta sexta-feira (07) com a nova estrutura que ampliou diversas áreas e trouxe um novo status no mercado nacional. Marcelo participou do projeto Café com Turismo promovido pela Abrajet-PB – Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo Seccional Paraíba, no Hardman Praia Hotel, em João Pessoa.

De acordo com o executivo, a concessionária espanhola tem uma análise de mercado e acompanha a evolução de crescimento dos aeroportos administrados por ela. Em três anos  – de 2020 a 2023 – o aeroporto paraibano recebeu quase 400 mil passageiros a mais, um crescimento, conforme Marcelo Bento, meio fora da curva. “É um tremendo feito. Nem a economia brasileira apresentou esse crescimento”, pontuou. 

“Esse crescimento” a qual o executivo da Aena se refere está nos índices de evolução de passageiros nos aeroportos a partir de 2021,  quando o mundo começou a flexibilizar mais as restrições em decorrência da pandemia da Covid-19. Em 2021, em relação a 2022, o aeroporto paraibano atendeu 1.032.908 passageiros (alta de 36,4%). Em 2022, em relação a 2021, esse crescimento foi de 19,2%, com passagem de 1.231.689 passageiros De 2022 para 2023 esse crescimento foi de 16,2% – com passagem de 1.431.433 pessoas pelos portões de embarque e desembarque. Com a reforma, o Castro Pinto pode atender pouco mais de dois milhões de passageiros.

Outro ponto importante que Marcelo Bento deixou claro é que o aeroporto tem capacidade de atender demanda de voos internacionais vindos da Europa, desde que sejam até um Airbus A321 – já operado pela Latam Brasil. Entretanto, para atender equipamentos como os Airbus A330 (operados pela TAP) ou um Boeing 787 (operado pela Air Europa), o Castro Pinto precisaria de alguns ajustes internos, sem a necessidade de ampliação da extensão da pista, que atualmente mede pouco mais de 2,3 mil metros, um dos maiores do Brasil.

De acordo com Marcelo Bento, em algumas situações, como voos charters ou mesmo voos promocionais, o aeroporto poderia atender aviões de porte maior.

Essa questão levantada durante o Café com Turismo remete às ações do Governo do Estado, por meio do governador João Azevêdo, que manteve reuniões com executivos da TAP e Air Europa durante a missão da Paraíba, em Portugal, na semana passada. Na oportunidade, o chefe do Executivo discutiu a possibilidade de incrementar a malha aérea local com voos internacionais vindos da Europa. 

Crescimento na movimentação de passageiros

ANO                 PASSAGEIROS     CRESCIMENTO

2021/20            1.032.908                 36,4%

2022/21            1.231.689                  19,2%

2022/23            1.431.433                 16,2% 

(*) Fonte Aena Brasil

Fábio Cardoso – @turismoemfoco_brasil