Consórcio Nordeste assina acordo de cooperação técnica com Embratur para ampliar divulgação no mercado internacional

Destaque Paraíba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (SETDE), participou nesta segunda-feira (11), da reunião da Câmara Temática do Turismo do Consórcio Nordeste, no Palácio República dos Palmares, em Maceió (AL). Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Embratur e o Consórcio Nordeste para fortalecer a promoção do turismo internacional nos estados nordestinos e, dessa forma, atrair investimentos e gerar emprego e renda para a região.

O documento foi assinado pelo secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, e o governador de Alagoas, Paulo Dantas, atual presidente da Câmara Temática do Turismo.

O encontro na capital alagoana reuniu representantes dos nove estados, trade turístico e sociedade civil e foi o primeiro sob a presidência da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, à frente do Consórcio Nordeste. O subsecretário de Programas do Consórcio, Diego Pessoa, também participou do evento que teve como anfitriã a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga.

A secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, enfatizou o crescimento do vetor econômico do turismo cada vez mais evidente, provocando impacto direto nas demais cadeias produtivas, e destacou a vocação que os nordestinos têm em receber os visitantes. “Nós somos vocacionados porque Deus nos abençoou com belezas naturais e com a força da economia criativa, capaz de produzir um artesanato pujante e um turismo de base comunitária que deixa, maravilhados, os que visitam os nossos estados”.

Entre as pautas prioritárias foi colocado o apoio para participação dos estados nas feiras, exposições e eventos internacionais, o que resultará no aumento do fluxo de turistas, gerando renda, emprego e desenvolvimento econômico para o Nordeste. “Nós pretendemos convergir os atrativos dos nove estados na promoção turística internacional e garantir presença em mais eventos fora do País mostrando, juntos, as singularidades que cada destino oferece ”, detalhou a representante da SETDE.

Criação de roteiros turísticos integrados

Outro item do encontro foi a retomada de diálogos para criação de roteiros turísticos integrados entre os estados e a discussão sobre a atualização das normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no que se refere ao fretamento turístico entre as unidades federativas da região. “Nós já tínhamos avançado nessa pauta em Fortaleza e em Brasília, junto à ANTT, e estamos preparando um documento com a problemática relatada pelos receptivos de turismo da Paraíba e os caminhos para que a gente possa atualizar essa regulamentação, defasada desde 2015”, salientou Rosália Lucas.

A secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, comentou sobre a importância da união de esforços para promover a região no mercado internacional. “O turismo é um dos principais motores da economia do Nordeste, e trabalhar de forma integrada certamente fortalecerá ainda mais o setor na região. Além do sol e do mar, temos outras potencialidades para atrair ainda mais visitantes, como o turismo afro e o ecoturismo”.

O Acordo – O Termo de Cooperação assinado na solenidade em Maceió terá vigência de 24 meses e acompanha um Plano de Trabalho que prevê a realização de uma série de atividades. Dentre elas, a elaboração de um diagnóstico sobre a oferta turística apta e potencial para o turismo internacional, a participação do Consórcio Nordeste em roadshow, famtours, press trips e feiras da agenda da Embratur, a promoção de roteiros turísticos que valorizem os aspectos culturais do Nordeste para o mercado internacional, o estabelecimento e publicação de um banco de dados sobre o turismo no Nordeste e promoção da qualificação dos destinos e empreendimentos turísticos da região.

Assessoria de imprensa