Turismo de Experiência: Empreendimentos de Areia focam em imersão na cultura e na gastronomia como atrações da Semana Santa

Destaque Paraíba

Imagine se dirigir à uma região serrana e passar dias de experiência únicas, de valorização do meio rural e arquitetônico-cultural. Isso tudo é possível experimentar em Areia, no Brejo da Paraíba. A região concentra uma diversidade de opções de descanso e lazer. São dezenas de hospedarias, entre hotéis e pousadas, restaurantes e espaços que ofertam imersão no bioma local.

Areia é, por lei estadual, a capital paraibana da cachaça. O município reúne maior número de engenhos da Paraíba.

A cidade reúne floriculturas com visitas guiadas e estabelecimentos que cultivam café e produzem mel de abelha sem ferrão, ações de resgate  desenvolvidas numa parceria da Universidade Federal da Paraíba com a Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia- Atura.

É dela também o título de capital paraibana das flores. Ela integra a recém criada Rota das Flores que envolve municípios da região brejeira.

Para a Semana Santa, os restaurantes e cafés pretendem investir em pratos da época, com foco em frutos do mar e peixes, principalmente tilápia, cultivado na região.

Para os apaixonados por chocolate, vendedores do produto estão reforçando estoque. Na cidade há uma fábrica de chocolate do gênero “bean to bar”, que significa do grão à barra, atribuindo mais autenticidade ao chocolate.

Alguns engenhos são abertos ao público e estarão funcionando durante a Sema a Santa, exceto na Sexta-feira da Paixão. Um deles oferta passeio de jipe pela propriedade verde, tirolesa, pedalinho, além de visita guiada pelos golpões de produção com seus barris gigantescos.

As cachaças de Areia estão em nível de exportação e recentemente participaram participando de uma rodada de negócios em Portugal. Elas são premiadas no país e internacionalmente.

Hospedagem é diferencial

É possível encontrar tarifas que se adequam bem a qualquer bolso. E estruturas que oferecem requinte e destaque da identidade regional, com o colorido que tanto imprime a cidade de Areia.
E tem curiosidade na hospedagem, é um hotel de barracas, que traz diárias mais acessíveis e é uma aventura segura poder descansar nelas.

Programação religiosa

A igreja mantém uma programação de celebrações para a época na igreja matriz que fica ao lado da praça principal de Areia, com uma fonte linda e iluminada.

O Centro é um deslumbre para os amantes de arquitetura antiga. Seus prédios são tombados.  E nele podemos encontrar casarios coloridos,
o Museu Casa de Pedro Américo, pintor de O Grito do Ipiranga que nasceu e viveu durante infância em Areia. É também onde fica o primeiro teatro da Paraiba, o Teatro Minerva, e o Casarão José Rufino, o único que tem até hoje uma senzala urbana.

A cidade é um destino muito visitado principalmente para quem quer fugir do calor. Ela costuma ter baixas temperaturas.  E tem ficado mais refrescante com a chegada do outono.

Para o presidente da Atura, Professor Leonaldo Alves, Areia é, certamente, um dos destinos do país mais ricos para se vivenciar o turismo  de experiência de maneira muito genuína.

“Quando falamos em turismo  de experiência,  estamos falando  em arquitetura colonial, história, economia, gastronomia, vivência  de base comunitária e diferenciais em meios de hospedagem.  Areia reúne  tudo isso. A cidade  está  localizada relativamente próxima  a grandes centros urbanos, dispõe  de bons  acessos,  e a região  conta com paisagens  naturais  deslumbrantes. Quem visitar  Areia vai se encantar”, garante Leonaldo.

Assessoria de imprensa