Maior São João do Mundo não terá o Trem do Forró pelo terceiro ano seguido

Destaque Paraíba

Pelo terceiro ano consecutivo o tradicional Trem do Forró, ou Locomotiva do Forró, um dos principais atrativos turísticos do Maior São João do Mundo, realizado na região de Campina Grande (PB), não será reativado. Conforme o superintendente da CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, na Paraíba, Paulo Barreto, inspeções recentes revelaram a impossibilidade de tráfego ferroviário entre Campina Grande e o distrito de Galante.

Paulo Barreto informou que o trecho – de 18 km – requer “muitas intervenções em infraestrutura e superestrutura, para correção das avarias”. 

O trecho que compreende a ligação dos dois destinos sempre foi pauta de reclamações e de risco para os usuários. Em 2020 a prefeitura de Campina Grande procurou se antecipar na tentativa de providenciar melhorias nessa travessia, mas o relatório elaborado e encaminhado à Transnordestina, que fica em Fortaleza (CE), em seguida à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), não deu resultado positivo.

Atualmente a linha está totalmente intransitável e desativada, inclusive, com alguns tipos de comércios em funcionamento e muito mato cobrindo por parte dos trilhos.

Em 2019 as péssimas condições de uso da linha férrea chegou a provocar o descarrilamento de uma composição em pleno período junino. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba, Cleófas Batista, encaminhou um vídeo à redação onde mostrava a situação e uma pessoas fazendo um alerta sobre o risco de novos acidentes, tendo em vista o solo está encharcado em decorrência das fortes chuvas que havia caído nos últimos dias. Ele denunciou que não havia manutenção dos trilhos há mais de nove anos. Nesse incidente não houve vítimas.

Fábio Cardoso