Em uma ação inédita, a Prefeitura de Maceió, sob a gestão do prefeito JHC, lançou na treça-feira (16) o São João Massayó 2024, durante o segundo dia da WTM Latin America. O evento, considerado a maior festa junina do litoral brasileiro, vai reunir grandes nomes da música nacional e regional, como Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Luan Santana, Bell Marques, Bruno & Marrone, Léo Santana e outros. A festa de lançamento foi realizada no Transformation Theater, dentro do pavilhão do Expo Center Norte, onde está sendo realizada a WTM 2024, e reuniu mais de 300 pessoas ao som de muita quadrilha e comidas juninas.
Durante a festa os participantes puderam conferir em primeira mão todos os detalhes do São João Massayó 2024, que neste ano será realizado de 22 a 30 de junho na capital alagoana. “O São João Massayó 2024, o mais famoso e maior São João do litoral brasileiro, faz parte de todo o processo de crescimento e evolução da nossa capital, no cenário regional e nacional, até mesmo internacional, consagrando-se no calendário anual de eventos, fomentando o setor turístico, e toda cadeia produtiva ligada à ele, gerando cada vez mais empregos e renda para a nossa população maceioense”, destacou Eduardo Monteiro, secretário de Turismo de Maceió.
Ainda de acordo com Eduardo, o impacto econômico da festa é grande. “Em 2022, o São João de Massayó movimentou mais de R$ 100 milhões, e já conseguimos, no ano passado, alcançar a marca de R$ 351 milhões de reais. A expectativa para 2024 é crescer ainda mais esse número. Maceió é o destino mais procurado e mais visitado do Brasil, segundo pesquisas atuais, no calendário 2023/2024, feitas por plataformas e operadoras de viagens. O entretenimento e a nossa cultura são pontos fortes, e o São João é uma forma de atrair mais turistas e trazer ainda mais alegria para o nosso povo”, finalizou o titular da pasta.
A festa de lançamento do São João de Maceió contou com a presença de grandes nomes do turismo, como Jaqueline Gil, diretora de marketing internacional da Embratur, que reconheceu a importância da ação. “Numa feira do porte da WTM, a presença de destinos como Maceió é fundamental para fortalecer o conjunto de destinos brasileiros de alta qualidade. A capital de Alagoas possui forte competitividade internacional, pois possui serviços que atraem o público estrangeiro”, frisou.
A festa será realizada de 22 a 30 de junho, com palcos distribuídos entre os bairros Jaraguá e Benedito Bentes e contará com um total de 57 apresentações, com artistas locais e nacionais. Um dos principais objetivos do São João Massayó é acabar com a baixa estação e manter um alto fluxo de turistas durante todo o ano, não apenas na temporada de verão.
Além do São João Massayó, a capital alagoana tem se destacado como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Os resultados são impressionantes: um aumento de cerca de 20% no fluxo de visitantes na rede hoteleira de Maceió em 2023, acompanhado por um crescimento excepcional de mais de 350% no turismo internacional. Durante a alta temporada, a cidade recebeu mais de 45 voos semanais, incluindo novas rotas internacionais, consolidando Maceió como um dos principais destinos turísticos do país.
No verão, Maceió recebeu cerca de 1,5 milhão de visitantes, entre os que vieram de avião, navio, ônibus ou carros particulares. O gasto médio diário de um turista em Maceió é de R$ 2.100. Além dos impactos no turismo, o evento também contribuiu para o setor de empregos. Maceió tem apresentado um cenário favorável, com a menor taxa de desemprego do Nordeste, de 8,4%. O setor de serviços lidera o crescimento, e em janeiro, a cidade foi responsável por gerar 88,6% de todos os empregos criados em Alagoas.
Com uma programação repleta de atrações de peso, o São João Massayó promete não apenas celebrar a tradição junina, mas também impulsionar o turismo e a economia local, consolidando Maceió como um destino turístico de destaque no cenário nacional e internacional.
Assessoria de imprensa