Sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve ser implementado em Campina Grande

Destaque Paraíba

A cidade de Campina Grande (PB) está prestes a contar com o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Nesta quarta-feira (03), o ministro dos Transportes, Renan Filho, assina um acordo de cooperação técnica em evento que contará com as presenças de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Ferrovia Transnordestina Logística S.A. Na oportunidade, serão definidas as diretrizes para cessão do trecho ferroviário que será utilizado no projeto.

O projeto, que tem sido tratado diretamente pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, tem valor estimado em R$ 400 milhões e deve ser financiado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Pela proposta apresentada, o VLT de Campina Grande vai utilizar uma infraestrutura de trilhos vinculada à Ferrovia Transnordestina e que está atualmente em desuso. Dentre as ações presentes no acordo de cooperação técnica, estão o levantamento patrimonial e avaliação e da situação de bens na área em questão, a articulação com órgãos competentes para eventuais ações de desapropriação e o levantamento da documentação da área a ser utilizada, através da construção de um mapa georreferenciado.

O evento deve contar com as presenças de diversos parlamentares, prefeitos de cidades do entorno de Campina Grande e políticos. O prefeito Bruno Cunha Lima deverá participar por meio de videoconferência.

Fábio Cardoso, com assessoria de imprensa