BH se prepara para a Mostra Internacional de Cinema

Eventos Culturais

Belo Horizonte se prepara para receber, entre os dias 28 de agosto a 02 de setembro, mais uma edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. O evento, em sua 12ª edição, está consolidado entre os principais festivais de cinema do Brasil e tem como objetivo destacar a coprodução internacional como instrumento no diálogo e contextualização do mercado audiovisual. Além da exibição de filmes, a Mostra promove a consolidação de parcerias produtivas e intercâmbio de ações e informações, encontros de negócios e investimento na formação e capacitação de profissionais do setor audiovisual.
A 12ª CineBH, que ocupará seis espaços culturais da capital mineira – Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, Sesc Palladium, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro Sesiminas, e MIS Cine Santa Tereza – traz também uma novidade para o público: o retorno à Praça Duque de Caxias, no tradicional bairro de Santa Tereza, onde o evento nasceu, em 2007, com a instalação de um cinema ao ar livre.
“A Mostra CineBH tem um significado histórico no contexto cultural do bairro Santa Tereza, ao transformar a praça, tradicional local de convívio público, em uma sala de cinema. Com isso, apostamos em valores fundamentais para a sociedade: a cultura e a educação ao alcance de todos. Estar de volta ao bairro representa uma conquista para nós e para o setor audiovisual mineiro, ao permitir a reconstrução de um legado cinematográfico e do diálogo com a comunidade”, afirma a diretora da Universo Produção e coordenadora geral do evento, Raquel Hallak.

CineBH mostra o cinema para o mundo

A realização da CineBH encerra a edição de 2018 do Cinema sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual que a Universo Produção realiza em Minas Gerais -, com a exibição e discussão da produção contemporânea do cinema brasileiro, sua história, patrimônio, linguagens, estéticas e formas de inserção no mercado audiovisual.
Ao longo de seis dias de programação, oferecida gratuitamente ao público, a 12ª CineBH trará para Belo Horizonte uma seleção de filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e retrospectivas, mostras temáticas, além de promover debates, diálogos e encontros de negócios. O evento investe na formação e capacitação de profissionais com a oferta de oficinas, masterclasses e workshops, além de realizar a Mostrinha de Cinema, dedicada ao público infantojuvenil, e o Cine Expressão – A Escola vai ao Cinema, programa que beneficia estudantes e educadores da rede pública de ensino.
Simultaneamente, acontece o Brasil CineMundi –  Internacional Coproduction Meeting. Consolidado como evento de mercado do cinema brasileiro, o encontro tem um papel de ser espaço e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema nacional em intercâmbio com o mundo, além de desempenhar o papel de desenvolver, capacitar e solidificar os caminhos da coprodução no cenário do audiovisual brasileiro.
A organização do evento aguarda a presença de 23 convidados internacionais, representando 12 países: Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, EUA, França, Itália, Noruega, Suíça e Uruguai.Eles desembarcam na capital mineira para participar das diversas atividades promovidas pelo evento e conhecer novos projetos brasileiros, participar de seminário, debates, rodada de negócios, agenda de relacionamento, ações de cooperação e intercâmbio e premiação.
ETC Comunicação