Programa de Estudos e Pesquisas Armorial Ariano Suassuna será lançado sábado, em João Pessoa

Eventos Culturais
Anúncios

O Programa de Estudos e Pesquisas Armorial Ariano Suassuna – PEPASda UFPB – em parceria com outras instituições, tem o propósito de fomentar a autoestima e o desenvolvimento sustentável do território paraibano, a partir da literatura de Ariano Suassuna, com a abertura de diálogos interculturais para a valorização e preservação da Cultura, da Educação e do seu Meio Ambiente. Busca ações afirmativas na interação ecossocioeconômica do bem viver por meio do Movimento Armorial, marcando a memória e continuidade da nossa história e identidade.

O que se deseja é a promoção da inclusão social com geração de trabalho e renda, a partir de estratégias metodológicas que viabilizem a Cultura Armorial de Ariano Suassuna como eixo de desenvolvimento da economia local e regional. Concomitantemente, o PEPAS busca colaborar com o fomento de políticas públicas para que se alcance os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS das Nações Unidas. Uma colaboração direta com a sociedade e contribuindo para erradicação da pobreza.

Contudo, essa literatura e memória tem sido pouco explorada e valorizada. Por esse motivo, a UFPB/PEPAS, se coloca a serviço da sociedade para contribuir na construção desse processo, por meio do reconhecimento da memória, da identidade cultural, histórica e artística na Capital da Paraíba e nos munícipios de Cabedelo, Taperoá e Aparecida.

O PEPAS acolhe vários outros projetos no plano estratégico de extensão da UFPB, como exemplo citam-se, o curso de Capacitação de Agente Cultural que visa ações educativas e interculturais na valorização da memória, identidade, e fruição do espaço, através da linguagem da arte armorial, e o projeto de Hospitalidade Armorial que visa a capacitação, sensibilização da população na hospitalidade (gastronomia e hotelaria) aos turistas que irão à Festa Literária de Taperoá, que ocorrerá em outubro deste ano, projeto este que conta com o apoio da Prefeitura de Taperoá.

O PEPAS visa a valorização dos aspectos singulares da região, com base no Movimento Armorial, tendo como preocupação o protagonismo das pessoas, histórias e cultura local. Busca auxiliar na capacidade empreendedora da população, capacitando-a para atuar e gerar renda por meio da economia criativa. Contribuindo desse modo, na construção de um perfil profissional diferenciado para essa população, que por sua vez, iram contribuir na construção de uma imagem positiva do nosso território, por parte dos que nos visitam.

Nessa oportunidade de lançamento do Programa de Estudos e Pesquisas Armorial Ariano Suassuna, também celebramos os 92 anos de Ariano Suassuna com a participação honrosa de seu filho Manuel Dantas Vilar Suassuna, um dos responsáveis pelo acompanhamento das ações de implantação do PEPAS, e de sua neta Ester Suassuna Simões que proferirá a palestra.

O evento ocorrerá no Centro Cultural São Francisco (CCSF) em João Pessoa, ao longo de sábado (15), com início às 9h e término às 17h. A abertura solene será às 9h na nave central do CCSF.

Na foto, estão o prefeito de Taperoá, Jurndi Farias, a professora Suelma (coordenadora do Programa), Manuel Dantas Suassuna, Mariana Bueno (coordenadora de Turismo e Hotelaria do Programa) e Manuel Dantas Vilar.
Manuel Dantas Suassuna, Ricardo Gouveia de Melo (designer da Oficina Cabeça de Cabro – da família Suassuna); Prof Suelma Moraes (coordenadora do programa); e Claudio Brito (cineasta e documentarista)
Manuel Dantas Suassuna

Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.