Veja quais cidades brasileiras são perfeitas para uma viagem sustentável

Destaque Roteiros

Este ano os brasileiros querem viajar de forma mais consciente, minimizando os dados ao meio ambiente. Tanto que 75% declaram que, em 2019, se sentem mais determinados a fazer escolhas sustentáveis de viagens em comparação com o ano passado. Os dados são de uma pesquisa* recente da Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar, que analisou a forma com que os turistas encaram a sustentabilidade em suas férias.

Para ajudar esses brasileiros a escolherem um destino eco-friendly para suas próximas férias, a Booking.com preparou uma seleção com 5 destinos reconhecidamente preocupados com os pilares da sustentabilidade. Então, prepare as malas e caia na estrada.

Bonito (MS)

Essa pequena cidade no Mato Grosso do Sul pode ser considerada o polo do ecoturismo no Brasil e, por isso, a questão da sustentabilidade é presente neste destino. Com uma biodiversidade imensa – em Bonito, a vegetação típica do Cerrado se mistura com a da Mata Atlântica e é possível encontrar centenas de espécies de aves, répteis e mamíferos -, a cidade desenvolveu um sistema de voucher que controla o número de turistas que visitam o local, ajudando a preservar as belezas naturais da região. Essa ação, inclusive, já rendeu ao destino o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo, entregue pela World Travel Market (WTM), considerada uma das maiores feiras da indústria de turismo.

Santa Rita do Ibitipoca (MG)

A cidade abriga uma parte de um dos parques mais visitados de todo o estado de Minas Gerais, o parque estadual do Ibitipoca. Tantos visitantes em suas trilhas e morros causaram erosões e fizeram com que a cidade acendesse o sinal vermelho para a entrada irrestrita de turistas. Desde 2018, apenas 600 pessoas, por dia, podem entrar e desfrutar das belezas naturais do parque.

Tefé (AM)

Tefé está geograficamente localizada no centro da Amazônia Internacional e por isso é considerada o coração dessa imensa floresta. Além de estar inserida no chamado corredor turístico do rio Amazonas, Tefé é a porta de entrada para a reserva Mamirauá, patrimônio natural da Humanidade tombado pela Unesco. Entre as atrações turísticas mais desejadas pelos viajantes, estão os passeios de barco e canoa, observação de animais e visita às comunidades ribeirinhas.

Socorro (SP)

Socorro é conhecida pelo turismo de aventura em plena Mata Atlântica. As atividades mais apreciadas por viajantes do todo o País são arvorismo, passeio de trator, trilhas, cavalgadas e a prática do rafting. Porém, não é só o ecoturismo que faz de Socorro uma cidade sustentável: a região investe na recuperação de nascentes de rio e de áreas florestais degradadas, além de ter um gerenciamento de resíduos sólidos e da coleta seletiva de lixo.

Gramado/Canela (RS)

Além de ser um destino típico do inverno brasileiro, as duas cidades, separadas por uma distância de apenas 7,5 quilômetros, são reconhecidas por abrigarem uma quantidade considerável de hotéis e pousadas premiadas pelas ações sustentáveis, como a redução e reciclagem de resíduos, captação da água da chuva, uso de energias renováveis e divulgação e empoderamento da cultura local.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente entre uma amostra de 18.077 adultos, de 18 países, que viajaram nos últimos 12 meses/planejam viajar nos próximos 12 meses. Os entrevistados preencheram uma pesquisa on-line em fevereiro e março de 2019.

Assessoria de Imprensa