Salão do Artesanato: Sebrae e Governo da Paraíba visitam quilombos que serão homenageados na próxima edição

Destaque Paraíba

Com o objetivo de fortalecer a atividade empreendedora e valorizar a produção de louças de barro e outros itens como símbolo da identidade cultural dos quilombos no território da Paraíba, uma comitiva formada por técnicos do Sebrae/PB e representantes do Governo da Paraíba visitou, nesta terça-feira (17), a sede da Associação Comunitária das Louceiras Negras da Serra do Talhado, na cidade de Santa Luzia, no sertão do estado.

A programação faz parte de uma agenda de visitas programadas aos quilombos que serão homenageados na 37ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que acontecerá entre os dias 12 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024 na cidade de João Pessoa. O tema será “Artesanato dos Quilombos da Paraíba”.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Socorro Oliveira, além de conhecer melhor como ocorre o processo de produção de louças e outras peças de barro, a visita teve a motivação de fortalecer a atuação da associação. “Essa visita aconteceu em articulação da homenagem que será feita às comunidades quilombolas durante o salão do artesanato paraibano e o Sebrae faz parte dessa parceria”, destacou.

Conforme a presidente da Associação Comunitária das Louceiras do Talhado, Girleide Ferreira da Silva, o apoio do Sebrae e outras instituições como o Governo da Paraíba possibilita uma maior visibilidade ao trabalho das artesãs. “Esse momento contribui para o crescimento das louceiras, principalmente pelo motivo da divulgação do que é produzido aqui. A intenção da associação é mostrar nossa identidade cultural e ter a chance de comercializar para todos os lugares, não apenas no município ou no estado. O artesanato das louceiras tem uma história secular”, destacou.

A Associação Comunitária das Louceiras Negras da Serra do Talhado conta atualmente com o trabalho de mais de 20 mulheres. “No caso de Santa Luzia, o talhado tem uma identidade muito forte e a ideia é mostrar para todos essa história, apresentando os detalhes do contexto da produção de louças e como essas pessoas representam essa cultura através da arte”, explicou Marielza Rodriguez, gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP).

A primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, fez parte da comitiva representando o Governo do Estado e enfatizou a homenagem que será prestada aos quilombos como um reconhecimento necessário. “Viemos conhecer de perto a produção das louceiras do quilombo do talhado e entender melhor como funciona a geração da renda e do emprego nesse contexto. O salão do artesanato homenageou a cultura indígena em sua última edição e o governo agora fará essa mesma homenagem aos quilombolas”, disse.

Outros cinco quilombos também serão homenageados no estado, sendo eles: Pedra d’Água (Ingá-PB), Grilo (Riachão do Bacamarte-PB), Cruz da Menina (Dona Inês-PB), Ligeiro de Baixo (Serra Branca-PB) e Os Rufinos (Pombal-PB). Também esteve presente na comitiva a analista técnica do Sebrae/PB, Camila Nóbrega, a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, a curadora do Artesanato Paraibano, Janete Rodriguez, a secretária de Cultura de Santa Luzia, Tereza Nóbrega, e o vice-prefeito do município, Francisco Seráphico da Nóbrega.

Nesta quarta-feira (18), uma visita técnica também será realizada na comunidade quilombola Os Rufinos, localizada no município de Pombal. O encontro com os artesãos está marcado para acontecer às 9h30.

Assessoria de imprensa